O Manual do Pesquisador foi elaborado pela equipe da Unidade Técnica da Plataforma Brasil (CONEP/CNS/MS) no intuito de descrever as principais ações desenvolvidas pelos pesquisadores no transcorrer da submissão e apreciação ética dos estudos, bem como as tramitações após a emissão do posicionamento do CEP e/ou CONEP pelo parecer consubstanciado.

Com uso de muitas ilustrações e esquemas, este manual facilitará para o pesquisador a compreender os processos na Plataforma Brasil que ele deseja realizar. Seu sumário é categorizado pelas abas de ações da Plataforma Brasil. Inicialmente, é apresentado o capítulo Cadastro de usuário, na qual descreve as etapas para a realização do cadastro de pesquisador na Plataforma Brasil. Em seguida, aborda-se sobre como realizar o Cadastro da Instituição, em que se explica as possibilidades de categorias de instituições, os tipos de projetos e como realizar uso dos recursos apresentados. O capítulo Alterar meus Dados serve para o pesquisador que realizou alguma ação que necessita ser editada em seu cadastro e em seus documentos da Plataforma Brasil.

No capítulo Aba Pesquisador, amostra-se como realizar o cadastro e submissão de projetos novos e, também, para os projetos que são anteriores a Plataforma Brasil. No mesmo capítulo é apresentado como realizar a Submissão de Respostas as Pendências e, se for necessário, como realizar a Alteração de Pesquisador Responsável. Há também, nos próximos capítulos detalhamentos sobre as ações de projetos participantes e coparticipantes na Plataforma Brasil, com maiores detalhamentos dos processos necessários a serem realizados pelos pesquisadores e CEPs.

Em seus últimos três capítulos, o manual informa como realizar a Submissão de Emenda, Submissão de Notificação e a Submissão de Recursos. Este manual técnico é imprescindível para os pesquisadores em que suas pesquisas envolvam, direta ou indiretamente, seres humanos, no manusear da Plataforma Brasil.