Assessoria Ad Hoc

O que faz o assessor ad hoc?

Analisa os pedidos de auxílio e emite o parecer que vai subsidiar o trabalho do Comitê de Área durante o processo decisório.

O que o FAEPEX espera dos assessores? 

O Fundo espera que elaborem pareceres objetivos, que propiciem ao Comitê a formação de opinião consistente sobre a adequação, ou não, da concessão do auxílio solicitado. 

Os assessores ad hoc são pesquisadores atuantes em suas respectivas áreas de especialização, e receberão os pedidos de apoio para avaliação dos seguintes pontos:

  • Complementaridade de acordo com as regras de contrapartidas do FAEPEX em consonância com Deliberação CONSU-A-24-30/09/2003.
  • Aderência da proposta quanto ao tipo de modalidade.
  • Qualificação do projeto, exequibilidade e o impacto esperado para o desenvolvimento da área de conhecimento em que se insere.
  • Produção acadêmica do(s) solicitante(s).

Os assessores têm algum tipo de obrigação junto ao FAEPEX?

Todo professor/pesquisador que recebe apoio do FAEPEX se compromete a emitir pareceres. 

Há também o compromisso de sigilo recíproco. Assim como o Fundo mantém sob rigoroso sigilo a identidade do assessor, também o assessor se compromete a jamais revelar sua função nos processos que analisa. 

Para preservar a credibilidade de seus procedimentos de análise e evitar constrangimentos aos assessores, o Fundo solicita que, antes de iniciar a avaliação de qualquer processo, o assessor considere eventual possibilidade de conflito de interesse. As situações mais frequentes são:

  • A participação, atual ou anterior, no projeto em análise.
  • A colaboração regular em atividades de pesquisa ou publicações, com um dos pesquisadores solicitantes.
  • Relação familiar com qualquer dos proponentes.
  • Ter sido orientador ou ter sido orientado pelo autor da proposta.

Quanto tempo cada assessor dispõe para emitir seu parecer? 

O assessor ad hoc terá um prazo de 15 dias para emissão do parecer. 

Itens não financiáveis 

O FAEPEX não financia “coffee-breaks”, coquetéis, confraternizações ou assemelhados, prêmios em dinheiro, brindes, pagamento de pró-labore. Em algumas modalidades (Ex: Linha Extensão, Eventos) poderão ser financiadas refeições desde que sejam comprovadas por notas fiscais, segundo as regras de prestação de contas da FUNCAMP. 

Formulários para Assessoria Técnica