Submissão de Projetos e Oficinas

O programa Ciência e Arte nas Férias (CAF) é realizado anualmente, durante o mês de janeiro, e visa despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas em que haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as diferentes formas de expressão artística, sob orientação de professores e pesquisadores da UNICAMP.

Poderão atuar como orientadores do PIBIC-EM os docentes ativos com vínculo empregatício com a Unicamp, além dos pesquisadores da carreira PQ e Professores/Pesquisadores Colaboradores Voluntários (somente docentes aposentados da Unicamp). 

A submissão do projeto de pesquisa ou oficina para alunos do Ensino Médio deverá ser encaminhado à Pró-Reitoria de Pesquisa, através do preenchimento do formulário eletrônico, disponível neste site, durante o período de inscrições. 

As inscrições são anuais e acontecem, geralmente, entre os meses de agosto e setembro.

O docente ou pesquisador interessado poderá submeter apenas 1 (um) projeto de pesquisa ou oficina por ano.

Tipos de submissão

  1. Projeto de pesquisa: visa oferecer um projeto de pesquisa destinado a, no mínimo, 3 estudantes do Ensino Médio, durante o período do programa, das 8h30 às 17h30, exceto às quartas-feiras.
  2. Projeto de atividade em grupo (oficina): visa oferecer atividades práticas (oficina) a grupos de aprox. 45 alunos em cada quarta-feira, manhã ou tarde, durante o período do programa, em Campinas.

Em qualquer dos formatos, sugere-se o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação como monitores.

Os projetos poderão ser submetidos por um grupo de docentes, tendo apenas um como responsável, permitindo que os alunos participantes possam ter acesso a diversos laboratórios, além de programação de atividades conjuntas.

A seleção dos bolsistas, bem como a alocação nos projetos, serão efetuadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Auxílio financeiro

Valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para projetos de pesquisa e R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para oficinas, na rubrica de material de consumo nacional e/ou prestação de serviços, via FAEPEX/PRP.

Parte dos recursos destinados aos projetos contemplados poderão ser concedidos por meio de aditivo FAPESP, nos casos em que o docente ou pesquisador responsável tenha projeto de Auxílio Regular, Temático ou CEPID vigente, devendo os dados do projeto serem informados no ato da submissão da proposta.

Os recursos concedidos por aditivo FAPESP deverão obedecer às normas de uso definidas pela Agência de Fomento.

Os recursos financeiros disponibilizados deverão ser utilizados exclusivamente no CAF, até o final do mês de Fevereiro, para a compra de materiais de consumo e pagamento de serviços necessários ao desenvolvimento das atividades previstas nos projetos contemplados, bem como para o pagamento de monitores, que deverão ser alunos regularmente matriculados na Unicamp.Para pagamento de monitores, os orientadores responsáveis deverão preencher o formulário específico para pagamento de bolsa FAEPEX, disponível no Espaço do Executor no site da Funcamp.