Submissão de Proposta de Oficina

O Programa Ciência & Arte no Inverno (CAFin) é realizado anualmente, durante o mês de julho, e tem como objetivo despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas (oficinas) relacionadas aos desafios atuais da ciência e da arte dentro do ambiente de pesquisa em laboratórios, sob a supervisão de professores/pesquisadores da Unicamp.

Poderão atuar como orientadores os docentes ativos com vínculo empregatício com a Unicamp, além dos pesquisadores da carreira PQ e Professores/Pesquisadores Colaboradores Voluntários (somente docentes aposentados da Unicamp).

A submissão da proposta de oficina para alunos do Ensino Fundamental (8º ou 9º ano) deverá ser encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa, através do preenchimento do formulário eletrônico, disponível neste site, durante o período de inscrições. 

As inscrições são anuais e acontecem, geralmente, durante o mês de março.

Tipos de submissão

O docente ou pesquisador interessado poderá submeter apenas uma oficina (atividade em grupo) com um dos seguintes perfis:

  1. Acolhimento de um grupo de 90 alunos em um único período (manhã: das 8h30 às 11h30 ou tarde: 13h15 às 16h15) durante a realização do Programa.
  2. Acolhimento de dois grupos de 45 alunos, sendo o primeiro grupo no período da manhã (8h30 às 11h30) e o segundo grupo no período da tarde (13h15 às 16h15), em um único dia durante a realização do Programa.

Em qualquer dos formatos, sugere-se o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação como monitores.

Ressaltamos a preferência pelas oficinas com perfil prático e dinâmico, devido ao público jovem (8º ou 9º ano do ensino fundamental) acolhido no programa.

A Comissão Organizadora do Programa, nomeada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, fará a seleção das propostas que serão contempladas em todas as áreas de conhecimento, considerando o perfil das oficinas e o mérito das propostas.

Auxílio financeiro

Valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), na rubrica de material de consumo nacional e/ou prestação de serviços, via FAEPEX/PRP.

Os recursos financeiros disponibilizados deverão ser utilizados exclusivamente no CAFin, até o final do mês de Agosto, para a compra de materiais de consumo e pagamento de serviços necessários ao desenvolvimento das atividades previstas nos projetos contemplados, bem como para o pagamento de monitores, que deverão ser alunos regularmente matriculados na Unicamp. Para pagamento de monitores, os orientadores responsáveis deverão preencher o formulário específico para pagamento de bolsa FAEPEX, disponível no Espaço do Executor no site da Funcamp.