Serviços alimentados por inteligência artificial serão oferecidos gratuitamente até 30 de abril (revisão) e 9 de maio (tradução).

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) torna pública a parceria firmada com a American Journal Experts (https://www.aje.com/), pertencente ao grupo Research Square Company, pela qual docentes e pesquisadores da Unicamp poderão enviar textos acadêmicos e técnicos para tradução digital do português para o inglês e para revisão digital do inglês.

Trata-se de um projeto piloto da American Journal Experts, alimentado por um sistema inteligência artificial desenvolvido pelos editores da AJE em diversas áreas de estudo, concebido para preparar manuscritos acadêmicos de qualidade.

De acordo com a AJE, o serviço revisa o inglês e traduz manuscritos em menos de 20 minutos, e é examinado extensivamente para fornecer mais de 95% de precisão.

Sobre os serviços oferecidos

Para serviços digitais de revisão do inglês, poderão ser submetidos quaisquer tipos de texto acadêmico, técnico ou científico, sem limite de extensão textual e sem limite de solicitações. O período de utilização deste serviço é de 01/03/2022 a 29/04/2022.

Para serviços digitais de tradução do português para o inglês, poderão ser submetidos apenas artigos técnicos ou científicos, ou ensaios acadêmicos completos, sem limite de extensão, podendo ser enviados até 3 (três) trabalhos por solicitante. Para este serviço, haverá uma limitação quantitativa do total de textos enviados pela Unicamp. O período de utilização deste serviço é de 09/03/2022 a 09/05/2022.

Em ambos os casos, os textos a serem revisados/traduzidos deverão ter relação com pesquisas feitas ou com pesquisas em execução na Unicamp.

Requisitos para participação

Para os serviços de revisão digital:

– Ser docente, pesquisador ou aluno da Unicamp

– Possuir e-mail institucional da Unicamp: @unicamp.br ou @dac.unicamp.br

– Criar perfil de usuário utilizando o e-mail institucional no site da AJE, no qual o texto será submetido para revisão: https://secure.aje.com/c/RS-UNICAMP

– Após a criação do perfil de usuário, clicar na barra do perfil pessoal, no canto superior direito, em “digital editing”. Seguir as instruções para upload do texto

– Aceitar os termos de execução dos serviços pela AJE e pela parceria firmada

– Avaliar a qualidade dos serviços executados

Para os serviços de tradução digital:

– Ser docente, pesquisador ou aluno da Unicamp

– Como se trata de um serviço limitado quantitativamente, a tradução deverá ser solicitada ao Espaço da Escrita (escrita@unicamp.br), enviando a este e-mail o texto para tradução, e informando no título do e-mail “Tradução AJE”. O prazo de entrega do texto traduzido será de 2 (dois) dias úteis

– Cada usuário poderá solicitar, no total, 3 (três) serviços em seu nome

– Avaliar a qualidade dos serviços executados

Importante

A participação dos docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp no projeto piloto é totalmente voluntária e, no caso dos serviços de revisão digital, se dará por contato direto entre o interessado e a AJE, devendo o usuário dos serviços estar de acordo com os termos propostos pela American Journal Experts.

Por se tratar de um projeto piloto, a Unicamp não se responsabilizará por quaisquer problemas referentes à qualidade dos serviços prestados pela AJE.

O acordo firmado entre a Unicamp e a AJE prevê o oferecimento, exclusivamente, de serviços digitais de revisão do inglês e de tradução do português para o inglês. Quaisquer outros serviços contratados junto à AJE serão de inteira responsabilidade do solicitante. Ressaltamos que não é necessário informar qualquer dado bancário ou referente a pagamento, pois os serviços são gratuitos.

No caso dos serviços de revisão digital, que são solicitados pelos próprios usuários, os usuários poderão solicitar a exclusão de suas contas após a sua participação no Programa Piloto. Após esta exclusão, os dados das contas, tanto pessoais como os dos textos a serem traduzidos/revisados digitalmente, serão apagados no prazo de 1 (um) mês.

Os sites da American Journal Experts são hospedados e operados nos EUA. O fundamento legal da política geral de segurança e sigilo da informação é o europeu (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados nº 2016/679).

Guia de início do Programa Piloto AJE Digital

Dúvidas: prpproj@unicamp.br