Programa apoiado por FAPESP e Comissão Fulbright concederá bolsa com duração de um ou dois semestres na instituição norte-americana. Candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2005 (foto: Wikimedia Commons)

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia a abertura de processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University, com sede em Washington, Estados Unidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de setembro de 2021.

Será selecionado para a bolsa um professor ou pesquisador visitante brasileiro em meio de carreira e que exerça atividades em instituições brasileiras – preferencialmente nas áreas de antropologia, ciência política, sociologia e história do Brasil, com enfoque em processos sociais e políticos contemporâneos. Os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2005.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP – à qual cabe cofinanciar propostas selecionadas cujos proponentes sejam vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo – e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Georgetown University.

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.

A chamada prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais, com duração de um ou dois semestres acadêmicos (durante o ano acadêmico de 2021/2022) na Georgetown University. O valor será pago apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos.

O pesquisador selecionado também tem direito a seguro-viagem e passagem aérea de ida e volta em classe econômica (pagos pela Comissão Fullbright), além de auxílio-moradia, pago pela Georgetown University.

Interessados devem apresentar sua candidatura simultaneamente à FAPESP, por meio da Plataforma SAGe, e à Comissão Fulbright, mediante o preenchimento do formulário on-line de inscrição e de acordo com as instruções específicas, disponíveis na página https://fulbright.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Dr.-Ruth-Cardoso-2021.pdf.

O edital da chamada está disponível em: https://fapesp.br/14952.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.