Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) financiarão projetos de pesquisa que envolvam pesquisadores dos dois países que trabalhem em proximidade com organizações públicas, semi-públicas e/ou privadas, formando consórcios de pesquisa focados em desenvolver soluções que tenham aplicabilidade prática.

A chamada visa financiar pesquisa que gere conhecimento e soluções inovadoras com alto impacto científico e na sociedade, ao mesmo tempo que fortalece a cooperação entre pesquisadores do estado de São Paulo, Brasil, e dos Países Baixos por meio do financiamento de projetos de pesquisa conjuntos. Esta colaboração já tem uma longa história de sucesso e impacto, sendo esta a nona Chamada de Propostas lançada no âmbito desta parceria.

A FAPESP e a NWO organizarão um evento híbrido para promover o relacionamento entre pesquisadores, empresas e demais interessados na área do Brasil e dos Países Baixos, no dia 6 de outubro de 2022. Os participantes serão convidados a fazer uma breve apresentação sobre seus interesses de pesquisa. Informações sobre o evento e inscrições serão divulgados nos sites da FAPESP e da NWO.

Orientações aos proponentes do estado de São Paulo

Lançamento da Chamada: 2 de agosto de 2022
Data limite de submissão da carta de intenções: 8 de setembro de 2022
Data limite de submissão da consulta de elegibilidade: 27 de outubro de 2022
Data limite de submissão da pré-proposta: 10 de novembro de 2022
Data limite de submissão da proposta: 6 de junho 2023
Modalidades de apoio – FAPESP: Auxílio à Pesquisa Regular, Jovem Pesquisador e Projeto Temático, com as excepcionalidades descritas na Chamada
Duração dos projetos: Até 48 ou até 60 meses, conforme modalidade de apoio
Elegibilidade: Conforme modalidade de apoio escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória.
Submissão: As propostas devem ser submetidas à FAPESP através do SAGe (Item 4.2)
Contatos: NWO: Brazil-MF@nwo.nl
FAPESP: chamada-nwo@fapesp.br

Mais informações

Ir para o topo