Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Oportunidades e Financiamentos

NRF África do Sul e FAPESP 2023 – Ciências Sociais e Humanidades

Chamada irá apoiar atividades científicas colaborativas entre pesquisadores sul-africanos e pesquisadores do estado de São Paulo, no valor de 30 mil dólares.

Esta chamada conjunta visa a organização, na área de Ciências Sociais e Humanidades, de Seminários Científicos Internacionais para fins de discussão científica, e para promover a colaboração e a transferência de conhecimento, incentivando a interação dentro da comunidade de pesquisa.

O objetivo dos seminários é iniciar e incentivar o networking científico reunindo pequenos grupos de pesquisadores da África do Sul e do estado de São Paulo para desenvolver novas e duradouras parcerias.

Serão financiados dois tipos de Auxílio à Organização de Reunião Científica: Auxílio à Organização de Seminário Científico Internacional para Pesquisadores Estabelecidos, com propostas em qualquer área das Ciências Sociais e Humanidades; e Auxílio à Organização de Seminário Científico Internacional para Pesquisadores em Início de Carreira, com propostas nas seguintes áreas: raça, gênero e desigualdades sociais; democracia e cidadania na África do Sul e no Brasil; violência social, crime, policiamento e segurança pública;  ou espaço, lugar, ambiente construído e identidade em municípios, assentamentos ilegais e favelas.

Os seminários devem ser realizados presencialmente na África do Sul ou no estado de São Paulo, entre novembro de 2023 e outubro de 2024, com até 3 dias de duração. O valor do Auxílio será dividido entre a NRF e a FAPESP e não poderá exceder US$ 30.000 no total por proposta. As submissões para à NRF e à FAPESP devem ser feitas até 31 de julho de 2023.

Saiba mais

Ir para o topo