Agência FAPESP – O Itaú Social e o Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) lançaram um edital que tem como objetivos apoiar projetos de pesquisas aplicadas e selecionar artigos científicos que contribuam para o debate sobre desigualdades étnico-raciais nas escolas, visando sua superação. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Unibanco, da Fundação Tide Setúbal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As inscrições vão até sábado (13/06).

Na modalidade “Pesquisa Aplicada”, poderão submeter propostas mestres e doutores, com pesquisa inédita ou em andamento, desenvolvida em cooperação formal com uma escola pública, rede de ensino municipal ou estadual ou, eventualmente, com uma organização da sociedade civil.

As pesquisas devem ser relacionadas a aspectos que influenciem a educação básica e o cotidiano escolar, como processos de gestão em nível das secretarias ou da escola, processos curriculares, aprendizagem e ensino, assim como abordagens pedagógicas.

Cada projeto selecionado receberá um aporte no valor de R$ 150 mil para a sua execução e o pesquisador principal receberá bolsa de pesquisa mensal no valor de R$ 3 mil.

Pesquisadores graduados, mestres e doutores, titulados há até cinco anos, poderão submeter propostas na modalidade “Artigos Científicos”. Os artigos serão reconhecidos da seguinte forma: R$ 3 mil para pesquisadores graduados, R$ 5 mil para mestres e R$ 8 mil para doutores.

Para mais informações acesse: https://editalequidaderacial.ceert.org.br.