A UNICAMP, por meio da sua Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e da sua Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), em parceria com a Purdue University, torna pública a abertura de inscrições no Programa de Mobilidade Internacional em Pesquisa que visa oferecer 05 (cinco) vagas para estágio de pesquisa através do programa PONTES da Purdue University, situada em West Lafayette (EUA).

O estágio terá duração de 04 (quatro) meses, de Agosto a Dezembro de 2022.

As inscrições são destinadas aos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia da Unicamp que fazem parte do PIBIC, PIBITI ou PICV – quota 2021/22.

28/janeiro a 14/fevereiro de 2022
Via sistema SIGA de editais
(MANUAL – orientações para estudantes)

Requisitos:
a) Coeficiente de Progressão (CP) 0,35 ou maior;
b) Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) positivo;
c) Coeficiente de Progressão Futuro menor do que 1;
d) Ser estudante regular de um dos cursos de Engenharia da Unicamp;
e) Ser integrante do programa PIBIC, PIBITI ou PICV – quota 2021/22; e
f) Possuir proficiência em língua inglesa.

Documentos necessários:
– Cópia digitalizada de passaporte válido;
– Termo de Compromisso firmado para participar no programa PIBIC, PIBITI ou PICV (disponível na área do aluno);
– Resumo, em inglês, da pesquisa desenvolvida na Unicamp pelo programa PIBIC, PIBITI ou PICV;
– Carta de motivação acerca dos objetivos relacionados ao estágio de pesquisa em Purdue; e
– Números e nomes das 3 (três) oportunidades de pesquisa escolhidas pelo/a estudante entre as opções da página do programa PONTES.

(O resumo, a carta de motivação e as escolhas de pesquisa devem estar num mesmo arquivo PDF de até 2 páginas. O arquivo deverá ser enviado através do campo “Carta de Motivação”).

BENEFÍCIOS
– Auxílio de U$ 6.000,00 da Purdue University
– Auxílio de R$ 10.000,00 da PRP/Unicamp; e
– Auxílio de R$ 500,00 da DERI/Unicamp para contratação de seguro saúde obrigatório.

Todas as despesas, tais como obtenção de passaporte e visto, passagem aérea, remarcação de passagem, alojamento, alimentação, seguro-saúde internacional que cubra todas as despesas médico-hospitalares e repatriação médico-sanitária, ou outros gastos, serão efetuadas pelo beneficiado; os custos que extrapolarem os valores concedidos através deste edital serão de responsabilidade do/a estudante.

Acesse o EDITAL para consultar todas as normas de inscrição e etapas de seleção.

Dúvidas: derime@unicamp.br ou pibic@unicamp.br