Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Chamada LinCAR propõe 11 temas para projetos transdisciplinares que contribuam com políticas públicas e a problematização de processos linguísticos e criativos (imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

Agência FAPESP – A FAPESP lançou na sexta-feira (18/02) o edital LinCAR – Abordagens inovadoras na pesquisa em Linguagem, Comunicações e/ou Artes. Os recursos disponibilizados somam R$ 5 milhões. Os projetos selecionados serão custeados por meio de duas modalidades de apoio FAPESP, Auxílio à Pesquisa – Regular (APR) e Auxílio à Pesquisa – Temático, sendo que as normas de cada um dos instrumentos irão balizar a análise de elegibilidade dos pesquisadores e as condições do financiamento.

Na modalidade APR, os projetos serão apoiados por até 24 meses, com um total de até R$ 300 mil por proposta selecionada. Na modalidade Temático, o financiamento será de até 60 meses, sem limite orçamentário para cada solicitação. O edital é aberto a pesquisadores de institutos de ensino superior e/ou pesquisa no Estado de São Paulo.

“Dentre os vários elementos distintivos que nos tornam humanos está a capacidade de nos comunicarmos, transmitirmos conceitos e informações e evocarmos sentimentos e emoções de forma altamente elaborada. Nossa expectativa com essa chamada é a de ampliar o financiamento a projetos que proponham novas formas de produzir e disseminar conhecimento por meio da pesquisa em linguagem, comunicações ou artes”, diz Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

São sugeridos 11 temas de pesquisa pelo edital: Arquivo; Arte e Tecnologia; Corpo, Performance e Estudos da Presença; Espaço e Tempo; Humano e Não Humano; Língua, Discurso e Sociedade; Memória e Trauma; Novas Historiografias e Métodos; Novas Textualidades, Intermedialidades, Transmidialidades; Patrimônio, Acervos e Coleções; Questões de Gênero, Raça e Etnia.

A chamada LinCAR priorizará projetos apresentados por pesquisadores com especialidades complementares, orientados à consecução de avanços no conhecimento sobre um ou mais dos 11 temas abrangidos pelo edital.

São esperadas propostas que problematizem processos linguísticos, criativos, poéticos, ações experienciais, explorações sensíveis que se expressam por meios verbais e não verbais, estimulando a reflexão crítica, a proposição de novas abordagens metodológicas, propostas de ensino e políticas públicas e o avanço do conhecimento. A cooperação internacional será valorizada na análise dos projetos.

Pesquisadores poderão submeter seus projetos até 16 de maio, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

A chamada está disponível em: fapesp.br/15327.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

Ir para o topo