Agência FAPESP – A FAPESP e a Université de Lyon (França) lançaram chamada para seleção e apoio a projetos de pesquisa colaborativos. É a primeira chamada de propostas lançada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores vinculados à Université de Lyon e vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa do Estado de São Paulo.

A chamada está aberta a propostas em todas áreas do conhecimento científico. Sem restringir os temas cobertos pela chamada, serão priorizadas propostas nos seguintes temas:

• Inteligência artificial (machine learning, ciência de dados);

• Fotônica;

• Escoamento turbulento e partículas;

• Democracia e sociedade moderna;

• Questões urbanas;

• Saúde, ecologia e o meio ambiente;

• Contribuições de ciências sociais e humanidades são fortemente encorajadas.

FAPESP e UDL co-financiarão os projetos de pesquisa aprovados e o valor máximo a ser apoiado em cada projeto será de € 100 mil, incluindo a parte da França e a do Estado de São Paulo. O valor total disponível para a chamada é de € 700 mil.

Na FAPESP, as propostas tramitarão seguindo as regras de financiamento relativas à modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr).

O financiamento de UDL será enviado em euros para a instituição do pesquisador principal na França, membro do consórcio IDEXLYON.

A data limite para recebimento de propostas é 8 de abril de 2020.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/14030.