Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Agência FAPESP – Pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa em São Paulo e em vários outros estados brasileiros podem submeter propostas de pesquisas em uma chamada emergencial da União Europeia (UE).

A chamada foi lançada em conjunto com a Innovative Medicines Initiative e com a European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations e no Brasil conta ainda com apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas fundações.

O objetivo da chamada é identificar novos agentes terapêuticos e sistemas de diagnóstico precoces, eficazes e confiáveis relacionados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A chamada “Desenvolvimento de terapêutica e diagnóstico para combater infecções por coronavírus” receberá propostas até 31 de março de 2020, que serão avaliadas até 15 de abril de 2020.

Os projetos de pesquisa devem ser apresentados por um coordenador europeu ou de país associado ao Horizonte 2020 (seguindo as diretrizes da chamada), envolvendo entidades baseadas em pelo menos três países da União Europeia ou de países associados.

Pesquisadores interessados devem buscar parceiros de consórcios montados para a chamada e manifestar interesse por meio do preenchimento de cadastro em https://partnering.pt-dlr.de/imi-partnering.

Instruções da FAPESP para projetos apoiados em conjunto com o Horizonte 2020 estão na página www.fapesp.br/9775.

Excepcionalmente para esta chamada não será obrigatória a consulta prévia de elegibilidade. As propostas serão analisadas segundo os critérios da modalidade de auxílio escolhida pelo proponente .

As propostas devem ser submetidas unicamente por via eletrônica através do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, disponível no endereço www.fapesp.br/sage, utilizando o seguinte caminho específico: “Nova Proposta Inicial > Outras Linhas de Fomento > Acordos de Cooperação > EU/Horizon 2020”. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

A chamada da União Europeia está em disponível em https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/opportunities/topic-details/imi2-2020-21-01.

Informações do Confap sobre a chamada pode ser conferida em https://confap.org.br/news/confap-disponibiliza-proposta-para-instituicoes-se-associarem-a-chamada-emergencial-da-uniao-europeia-para-o-diagnostico-do-coronavirus/.

Em caso de dúvidas sobre essa chamada escreva para Virginia Subiñas: chamada-h2020-coronavirus@fapesp.br.

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

Ir para o topo