Oportunidades e Financiamentos

Finep lança edital para apoio a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário

Unidades, Centros e Núcleos devem encaminhar propostas até 9 de abril.

Objetivo

O edital visa a fortalecer os Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica de caráter multiusuário já estabelecidos e instalar novos onde não existam, para que possam atuar como Centros Nacionais Multiusuários (CNM), através de 5 objetivos específicos:

I. Propiciar a aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários, de grande e médio porte;

II. Fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa;

III. Proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde se localizem;

IV. Apoiar pequenas adaptações necessárias para a instalação e adequação da infraestrutura física;

V. Incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica, estimulando assim o processo de inovação.

As informações abaixo não excluem a necessidade da leitura da íntegra do Edital.

Grupos de Concorrência

Os projetos apresentados serão enquadrados em um dos seguintes grupos:

Grupo 01: Centros já apoiados – São aqueles centros já financiados na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários.

Grupo 02: Centros em estruturação e/ou expansão – Centros que não se enquadram no grupo 01.

É obrigatório o cadastro dos laboratórios na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI – PNIPE (https://pnipe.mctic.gov.br). O nome e a descrição do Centro ou Laboratório multiusuário deverão corresponder aos dados cadastrados na PNIPE. Somente será considerada como cadastrada na PNIPE a infraestrutura com o status “publicado na área externa”. A publicação na área externa da PNIPE é de responsabilidade do coordenador do Centro ou Laboratório.

Itens financiáveis

Serão avaliadas solicitações de recursos financeiros para a cobertura de gastos com aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários, de grande e médio porte, bem como pequenas adaptações de instalação e adequações da infraestrutura física estritamente ligadas a estes equipamentos.

Sobre as propostas a serem submetidas pela Unicamp à Finep

A Unicamp poderá submeter à Finep somente uma proposta, em apenas um dos dois grupos previstos no edital. Dessa forma, se houver mais de uma proposta, a PRP realizará a seleção dos projetos a serem submetidos, levando em conta os critérios de avaliação de mérito estabelecidos no edital.

As propostas deverão respeitar o limite mínimo de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e o limite máximo de R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), sob pena de eliminação sumária da proposta.

Sobre a elaboração das propostas

  • Proponente/Convenente: Funcamp (incluir 5% do valor total do subprojeto para pagamento de Custo de Administração da Funcamp)
  • ICT Executora: Unicamp

A elaboração da proposta pela UCN poderá contar com o auxílio da Funcamp.

Recomendamos aos proponentes que revisem suas propostas com a Funcamp, com destaque para os itens financeiros e de contrapartida exigidos.

Para isso, devem entrar em contato com assessoriaprojetos@funcamp.unicamp.br

Sobre o preenchimento e envio das propostas

As UCNs interessadas em participar da chamada poderão encaminhar suas propostas à Pró-Reitoria de Pesquisa para participar da pré-seleção, atendendo as seguintes orientações:

  • Acessar o Formulário de Apresentação de Propostas – FAP (a ser disponibilizado em 30/01/2023) e fazer o login. Caso o coordenador do projeto ainda não tenha acesso ao sistema, realizar o cadastro clicando em “Novo Registro”.
  • Selecionar a chamada “Centros Nacionais Multiusuários”.
  • Preencher uma única proposta. NÃO ENVIAR.
  • Preenchida a proposta, exportar para “pdf”.
  • Encaminhar o arquivo pdf, junto com a documentação prevista no Edital, inclusive os anexos, para o e-mail prpproj@unicamp.br até o dia 09/04/2023.

As propostas deverão ser enviadas diretamente pela Diretoria da UCN. Propostas recebidas fora do prazo, sem a anuência da respectiva Diretoria, incompletas ou que não atendam aos requisitos do Edital serão desconsideradas.

As UCNs não poderão submeter propostas diretamente à Finep, sob risco de eliminação de todas as propostas a serem apresentadas pela Unicamp.

Se as propostas tiverem como objeto “pequenas adaptações de instalação”, os proponentes devem entrar em contato com a PRP com antecedência, para verificação conjunta da documentação obrigatória referente a “projetos de obras” (cf. itens 5.5.2, 7.3, Anexo II e outros itens).

Edital e outros documentos

Chamada Pública Centros Nacionais Multiusuários 2022

Dúvidas quanto à submissão

Funcamp: assessoriaprojetos@funcamp.unicamp.br

PRP: prpproj@unicamp.br