Nos últimos 10 anos, o Programa MIT-Brasil trabalhou com cerca de 200 parceiros e promoveu mais de 400 colocações de estudantes do MIT em projetos pesquisa, ensino e estágios em empresas no Brasil. Um novo programa no MIT nos dará a oportunidade de envolver alunos de graduação que queiram desenvolver um relacionamento com o Brasil a partir deste setembro.

Estamos pedindo aos parceiros brasileiros que enviem uma ou mais oportunidades de estágio experimental / aprendizagem virtual até 5 de agosto. O primeiro passo para indicar interesse é preenchendo o formulário online.

As oportunidades que nos forem enviadas serão anunciadas no MIT, e o MIT-Brazil Program buscará recrutar estudantes do MIT para as vagas. Lembramos que não podemos garantir que encontraremos um/ uma estudante com o perfil buscado.

As oportunidades virtuais devem atender a alguns dos seguintes critérios:

• Abordagem prática / aplicada: oportunidade de aplicar a aprendizagem em um contexto do mundo real.
  • Conteúdo / Foco Acadêmico Rigoroso: resultados claros de aprendizado que se conectam e promovem caminhos educacionais, aspirações profissionais dos alunos e a troca com seus supervisores e colegas brasileiros.
  • Orientação / Assessoria / Supervisão Dedicada e Especializada: feedback frequente, favorável e construtivamente crítico do corpo docente, mentores ou funcionários.
  • Intensidade e duração significativas: os alunos devem dedicar pelo menos 80 horas (por exemplo, 8 horas / semana por 10 semanas) e até um máximo de 140 horas (por exemplo, 10 horas / semana por 14 semanas) ao projeto.
  • Reflexão e Avaliação: a reflexão crítica deve ser intencionalmente incorporada ao projeto ou oportunidade; planejaremos medir a eficácia do programa (em termos de aprendizado do aluno, impacto na comunidade etc.)

Qual o cronograma dos estágios virtuais? Do início de setembro até meados de dezembro de 2020 ou até o final de janeiro de 2021 (a ser definido), em um máximo de 140 horas, sendo divididas pelo período a ser indicado no projeto. Um segundo ciclo de chamada para propostas estágios remotos será anunciado em Janeiro 2021, para o período de fevereiro a maio de 2021.

Quem é o aluno do MIT que pode estar interessado em estagiar com nossos parceiros brasileiros? São múltiplos os perfis. A equipe do Programa MIT-Brasil quer atrair estudantes que ainda não estudaram português e que desejam aproveitar esta oportunidade de estudo remoto para planejar um futuro estágio presencial no Brasil. Esperamos que esses alunos também se inscrevam no treinamento de língua portuguesa por meio do Programa de Português do MIT.

Por que essa é uma boa oportunidade para as organizações brasileiras? Essa é uma maneira de nossos parceiros no Brasil ajustarem seus planos de internacionalização ao que é viável durante esses tempos difíceis, com viagens muito limitadas.

Qual o custo? O MIT não pagará ao parceiro para hospedar o aluno e não esperará que o parceiro pague pelo trabalho do aluno.

Como envio uma oportunidade e qual é o processo? Por favor, preencha o Formulário de Interesse de Estágio em inglês  https://forms.gle/ziXfewwbuMrtgGiC8. O segundo passo é agendar uma conversa rápida. Anunciaremos as oportunidades no MIT por meio de vários canais internos. Não podemos garantir que haverá interesse de estudantes. Se vários alunos solicitarem a mesma oportunidade, seguiremos um processo de seleção simples (os alunos serão entrevistados).

Questões? Envie uma mensagem para mit-brazil@mit.edu