Programa da FAPESP e Fulbright concederá bolsa para desenvolver projeto de pesquisa na Georgetown University (foto: Georgetown University)

Agência FAPESP – A FAPESP abriu um novo processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University, nos Estados Unidos.

Será selecionado um professor ou pesquisador visitante brasileiro em meio de carreira que exerce atividades em instituições brasileiras. O candidato selecionado desenvolverá projeto de pesquisa na Georgetown University.

Serão priorizados candidatos que atuam nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil, com enfoque em processos sociais e políticos contemporâneos.

A chamada prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais, pago apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos. O pesquisador selecionado também tem direito a seguro-viagem e passagem aérea de ida e volta em classe econômica (pagos pela Comissão Fulbright), além de auxílio-moradia, pago pela Georgetown University.

Os pesquisadores do Estado de São Paulo deverão submeter propostas até 7 de agosto de 2022 à Comissão Fulbright e à FAPESP.

A chamada é uma parceria da FAPESP com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) e a Georgetown University. O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright e personalidade de destacada atuação nas Ciências Humanas e Sociais.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/15571.