O Brasil publica, em média, 200 artigos científicos por dia, mas a maioria esmagadora dessa produção acadêmica não chega até jornalistas e outros profissionais de comunicação que poderiam divulgar os trabalhos para fora da academia.

Um projeto financiado pelo Pipe-Fapesp e pelo Instituto Serrapilheira, com a participação de uma pesquisadora do Labjor-Unicamp, quer resolver esse problema por meio de uma plataforma que vai reunir artigos científicos, capítulos de livros e outras formas de produção de conhecimento científico para jornalistas cadastrados. Os testes do piloto da plataforma serão feitos com a Unicamp.

Para orientar o trabalho, a equipe quer falar com cientistas de todo o país, e de todas as áreas do conhecimento, sobre o fluxo da produção e da disseminação científica. Para isso, desenvolveu um questionário online <http://bit.ly/survey_cientistas> com doze perguntas específicas (além de nove questões iniciais que compõem o perfil do respondente). O questionário pode ser respondido até o dia 25 de maio.

A expectativa é que cada respondente gaste cerca dez minutos para responder ao questionário todo. As respostas são anônimas e serão usadas apenas internamente pela equipe. Podem participar alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) com ou sem bolsa, pós docs (com ou sem bolsa), pesquisadores e docentes.

O sistema que está sendo desenvolvido recebeu o nome de Bori, em homenagem à primeira presidente da SBPC, Carolina Bori. A ideia é disponibilizar material científico inédito, acompanhado de press release e do contato de um porta-voz, cerca de 15 dias antes da sua publicação oficial.

Isso significa que os profissionais de comunicação terão tempo para ler o material, selecionar o que pretendem cobrir e para entrar em contato com o cientista responsável — e a pesquisa pode ser divulgada para a sociedade no mesmo dia em que sairá, por exemplo, em um periódico científico. A proposta é aproximar a ciência inédita brasileira da imprensa e, consequentemente, da sociedade em geral. A ideia é lançar o serviço para pesquisadores de outras instituições ainda neste ano.

Para participar, clique aqui <http://bit.ly/survey_cientistas>.

Contatos com:
Sabine Righetti