Conteúdo principal Menu principal Rodapé

EURAXESS Brazil divulga oportunidades oferecidas às instituições e aos pesquisadores brasileiros, no contexto da chamada para Bolsas Individuais (Individual Fellowships – IF) das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA).

EURAXESS Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de promover a mobilidade internacional de pesquisadores. Entre outras atividades, realizamos a promoção e a divulgação dos fomentos da Comissão Europeia para esta mobilidade.

Nesse contexto, dá conhecimento à possibilidade de trazer pesquisadores baseados na Europa a fim de realizar um pós-doc de até 2 anos nos seus laboratórios, integralmente financiados pela UE. 

As Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) financiam, entre outras coisas, a mobilidade de pesquisadores experientes (pós-doc), por meio de suas Bolsas Individuais (IF). Há duas modalidades de IF:

–        do Brasil (ou outro país) para a Europa (MSCA Individual Fellowship / European Fellowship)

–        ou da Europa para o Brasil (MSCA Individual Fellowship / Global Fellowship).

 A chamada MSCA IF 2020 abriu no dia 8 de abril e tem seu prazo final em 9 de setembro de 2020. Mais detalhes em: https://bit.ly/MSCAIF2020.

No caso das Global Fellowships, os pesquisadores europeus submetem uma candidatura para uma bolsa junto à instituição da Europa. Dessa forma, a instituição no Brasil será considerada como “partner organisation”. Não precisa trazer co-fomento, a vinda dos pesquisadores da Europa é 100% custeada pela Europa.

Assim, a primeira etapa seria de se familiarizar com essa possibilidade, e entrar em contato com seus parceiros na Europa. Também é possível expressar seu interesse em sediar um candidato à uma bolsa IF/GF, publicando uma oferta de acolhimento no portal EURAXESS (consulte o passo a passo em http://bit.ly/HowtoPost_HostingOffers).

Contatos:

Charlotte GRAWITZ
Regional representative

EURAXESS Brazil and other Latin America and Caribbean countries (LAC) 
Researchers in Motion
Phone : (+55 21) 3974 66 87 & 96701 01 05
brazil.euraxess.org / lac.euraxess.org
brazil@euraxess.net & lac@euraxess.net
Sign up to EURAXESS Brazil & LAC here
Twitter FB Brasil FB LAC

Ir para o topo