A Unicamp poderá apresentar até duas propostas, uma na área de Defesa e outra em um dos temas listados pela Portaria MCTI Nº 5.109.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Antoninho Perri – SEC/Unicamp

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) está com chamada pública aberta para credenciamento de novas unidades EMBRAPII. O processo irá selecionar, dentro de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), grupos de pesquisadores que já trabalham em temas de pesquisa aplicada para atender demandas do setor industrial. Os grupos da Unicamp que atenderem aos pré-requisitos da chamada podem encaminhar manifestação de interesse simples (interna), indicando a área de credenciamento pleiteada, para a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), no e-mail prpproj@unicamp.br, até 03 de julho (domingo).

Na Unicamp serão selecionados até 2 (dois) grupos para que sejam inscritos pela PRP em parceria com a Inova Unicamp nos dois focos temáticos da chamada pública. Os grupos escolhidos pela Unicamp serão chamados posteriormente para apresentarem mais informações à PRP. Cada Instituição de Ciência e Tecnologia (ICTs) pode apresentar apenas uma proposta para cada foco. A EMBRAPII vai credenciar até 5 (cinco) grupos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, como Unidades EMBRAPII, sendo 2 vagas para o foco A (defesa) e 3 vagas para o foco B (Portaria MCTI).

A chamada EMBRAPII, realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), disponibilizará até R$25 milhões para a execução dos projetos. Os grupos selecionados estarão credenciados por um período de seis anos para o desenvolvimento de projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) com empresas industriais.

Podem se candidatar ao credenciamento como Unidade EMBRAPII todos os grupos de pesquisadores da Unicamp que estejam sob uma única governança (unidade acadêmica) e que já desenvolvam parcerias com empresas do setor industrial. Entre os requisitos, os grupos deverão demonstrar experiência no desenvolvimento de projetos de PD&I, na área de competência proposta, apresentando uma lista de projetos contratados no período de 01/01/2018 e 31/12/2021, que tiveram captação de pelo menos R$1 milhão em recursos financeiros das empresas.

Áreas e financiamento

A PRP recebe, até o dia 3 de julho, as propostas de pesquisadores da Unicamp que desenvolvam projetos nas áreas de defesa ou em temas listados pela portaria PORTARIA MCTI Nº 5.109, DE 16 DE Agosto DE 2021, descritos a seguir: Espacial, nuclear, cibernética, segurança pública e de fronteira, inteligência artificial, internet das coisas, materiais avançados, biotecnologia, nanotecnologia, indústria, agronegócio, comunicações, infraestrutura, serviços, cidades inteligentes e sustentáveis, energias renováveis, bioeconomia, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, tratamento de poluição, Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais, Preservação Ambiental, Saúde, Saneamento Básico, Segurança Hídrica, Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências, Educação Empreendedora, Comunicação Social.

A EMBRAPII financiará até um terço do valor total dos projetos, com limite máximo de aporte de R$5 milhões. O restante dos recursos necessários à execução deve ser negociado entre a Unidade EMBRAPII credenciada e as empresas contratantes dos projetos, devendo os recursos aportados pelas empresas ser necessariamente financeiros e não inferiores a 1/3 do valor total do portfólio. A contrapartida da Universidade pode ser econômica (não financeira) referente a recursos próprios do grupo candidato empregados na execução dos projetos, inclusive os provenientes de agências de fomento.

Serviço:
Chamada EMBRAPII 04/2022
Manifestação de interesse para pesquisadores da Unicamp
Prazo limite: 03/07/2022 (domingo)
E-mail: prpproj@unicamp.br
Indicar área de credenciamento pleiteada