Grupos de Pesquisa do CNPq

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq

O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq é uma base de dados sobre os grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país, com informações relativas a recursos humanos, linhas de pesquisa em andamento, especialidades do conhecimento, setores de aplicação, produção científica, tecnológica e artística e parcerias estabelecidas.

Cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Para a criação de um grupo de pesquisa no CNPq o diretor da unidade/centro/núcleo, deverá enviar uma mensagem eletrônica à Pró-Reitoria de Pesquisa (prp@unicamp.br) solicitando o cadastro do pesquisador como líder de grupo. A PRP notificará o diretor/coordenador assim que o cadastro for efetuado.

É condição para cadastro, que o líder indicado seja docente/pesquisador (PQ) ativo do quadro Unicamp ou professor/pesquisador colaborador voluntário aposentado Unicamp.

Feito o cadastro, o líder deverá acessar o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e criar do grupo de pesquisa seguindo as instruções disponíveis no Diretório.

Somente poderão ser certificados pela PRP os grupos com preenchimento completo e sem pendências de Currículo Lattes, observadas ainda as condições estabelecidas na Unicamp.

Condições para certificação de um grupo de pesquisa na Unicamp

A PRP recomenda que os grupos tenham linhas de pesquisa abrangentes e não apenas assuntos de trabalho de curto prazo. As condições mínimas para certificação de um grupo de pesquisa na Unicamp são:

• Currículo Lattes do pesquisador líder atualizado;
  • Grupo de pesquisa com informações atualizadas;
  • Grupo de pesquisa com pelo menos dois pesquisadores e dois alunos.

Sugere-se que grupos com apenas um docente e um aluno sejam incorporados a outros já existentes.

Exclusão automática de grupos

Um grupo é automaticamente excluído pelo sistema após permanecer mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização: um grupo certificado que fica mais de 12 meses sem atualização passa para a situação de grupo certificado não-atualizado e, após mais 12 meses, é excluído automaticamente. Um grupo excluído não pode mais ser recuperado. Caso o grupo ainda esteja ativo, o líder precisará cadastrar o grupo novamente.

Perguntas frequentes

Acesse respostas a perguntas frequentes sobre grupos de pesquisa e líderes de grupo.

Acesse os demais tópicos das perguntas frequentes.