Pró Reitoria de Pesquisa

Acesso aberto às publicações resultantes de auxílios e bolsas FAPESP: Prof. Brito Cruz abordará o tema na Unicamp em 31 de maio.

Serão apresentadas as iniciativas da FAPESP para tornar público o acesso aos artigos resultantes dos financiamentos da fundação. A política da FAPESP não interfere com a escolha do pesquisador sobre em que revista acha mais conveniente publicar os artigos e nem obriga a publicação em revistas de acesso aberto, pagas ou não. O que a política define é que, uma vez escolhida a revista pelo pesquisador e aceito o trabalho, devem ser usadas ao limite máximo as oportunidades oferecidas pela casa editora para tornar o trabalho de “acesso aberto”.

A política da FAPESP requer também que as instituições sede dos projetos garantam aos pesquisadores serviços de disponibilização em repositórios institucionais de artigos sem onerar o tempo do pesquisador e orientados pelas bibliotecas institucionais.

No evento serão mostradas algumas dessas oportunidades e como as instituições podem obter as informações sobre as políticas de cada revista. As principais agências financiadoras do mundo têm políticas similares, que trazem aumento de visibilidade e impacto para os trabalhos e para as entidades que sediam os projetos.

Local: Centro de Convenções da Unicamp - Auditório III
Data e horário: 31 de maio de 2019, 14h30

 

Site desenvolvido por Chuva Inc.