Aluno do PIBIC-EM do Cotuca apresentará pesquisa sobre Ocupação em seminário internacional na Argentina

O aluno do Cotuca Antonio Douglas Campos da Silva, do curso de Eletroeletrônica noturno concomitante, apresentará na Argentina um trabalho de pesquisa de iniciação científica em Geografia, realizado no Cotuca. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, financiada com bolsa do CNPq.

O trabalho, intitulado “A Ocupação Vila Soma (Sumaré/SP, Brasil), a luta pelo direito à cidade e a formação dos sujeitos políticos a partir do conflito”, será apresentado no Seminário Latino-americano de Teoria e Política de Assentamentos Populares, que ocorre entre 19 e 21 de abril na Universidad Nacional de General Sarmiento, em Los Polvorines (Província de Buenos Aires, Argentina).

A pesquisa fez parte do grupo do PIBIC-EM do Cotuca orientado pelo Prof. Me André B. Pasti (do Departamento de Humanidades), com apoio da estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Unicamp Isadora Garcia, monitora do projeto. Ambos são, também, ex-alunos do Cotuca (turmas de 2003 e 2008). A ida ao evento tem apoio da Direção e da APM do Cotuca.

O evento reunirá pesquisadores latino-americanos sobre assentamentos populares para discutir diversos temas ligados às realidades desses espaços. Além de dar visibilidade à pesquisa, a expectativa de Antonio é de que as trocas de conhecimentos com outros pesquisadores do continente sejam muito enriquecedoras. Ele pretende dar continuidade à pesquisa do tema, mesmo após o fim do PIBIC-EM: “pretendo ingressar na graduação na Unicamp no curso de Geografia”, afirma. Para ele, o programa de iniciação científica foi fundamental para direcionar sua escolha de carreira. “Isso deve valer também para outras áreas, sejam exatas, humanas, biológicas… por isso o programa é tão importante”, diz Antonio.

Veja mais informações na notícia completa divulgada no site do Cotuca e matéria do Jornal TodoDia, que circula na RMC.