Pró Reitoria de Pesquisa

Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria - CBMAI recebe certificado de acreditação do Inmetro em 13 procedimentos técnicos

A Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria – CBMAI, desenvolve suas atividades desde janeiro de 2002 junto ao Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA, da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp. Sua criação objetivou o estabelecimento de um núcleo de profissionais especializados para a estruturação e manutenção de uma coleção de recursos genéticos microbianos, capaz de contribuir para a demanda de pesquisa em diversidade e sistemática, com prestação de serviços ligados à microbiologia ambiental e industrial do país.

No ano de 2018, a CBMAI encaminhou sua solicitação de acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025/2017 junto ao INMETRO, focada nas ações necessárias para atender as diretrizes do Sistema da Qualidade. A norma em questão estabelece requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, e foi elaborada para assegurar a qualidade do desempenho das atividades laboratoriais e a confiabilidade de seus resultados. Tudo isso envolve calibração e manutenção de equipamentos, monitoramento do ambiente, validação técnica de metodologias, além de uma equipe treinada e capacitada.

Em 31 de janeiro de 2020, a CBMAI recebeu oficialmente a acreditação, sob o número CRL 1478, a qual constitui a expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de 13 procedimentos técnicos em 2 ensaios referentes à viabilidade e pureza e autenticação de culturas microbianas. Objetivando o compromisso constante com a qualidade de seus serviços, a CBMAI e sua equipe de profissionais compromete-se em manter a acreditação alcançada e atender as próximas avaliações.

Mais sobre a CBMAI

Site desenvolvido por Chuva Inc.