II Workshop “Coleções Biológicas e seu Impacto no Desenvolvimento Científico e Nacional e Internacional atende expectativa dos participantes.

Com a participação de docentes, alunos e empresas que fazem uso da biodiversidade brasileira para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o II Workshop “Coleções Biológicas e seu Impacto no Desenvolvimento Científico e Nacional e Internacional”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa nos dias 3 e 4 de novembro, foi finalizado com sucesso.

O workshop abordou os aspectos da legislação vigente de acesso a Biodiversidade para pesquisa científica, além da divulgação de pesquisas utilizando coleções biológicas das áreas vegetal, animal e de microrganismos de diferentes instituições. O evento foi direcionado a docentes, pesquisadores e funcionários, alunos de graduação, alunos de pós-graduação, instituições de ensino e pesquisas, empresas que fazem uso da biodiversidade brasileira para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área alimentícia, farmacêutica, cosmética, entre outras.

A mesa de abertura da solenidade, contou com a presença da Profa. Dra. Glaucia Maria Pastore, Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp, anfitriã desta solenidade e, neste ato, representando o Magnífico Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge;  Profa. Dra.  Rachel Meneguello, Pró-Reitora de Pós Graduação da Unicamp; Dr. Jurandir Zullo Junior, Coordenador da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN;  Dra. Maria da Graça Stupiello Andrietta, Diretora do Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA e  Dra Glyn Maria Figueira, pesquisadora da Divisão de Agrotecnologia do  Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA.

Nesta edição de 2015 os presentes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra do editor chefe da revista internacional “Nature Plants”, Christopher Surridge, que falou sobre as normas para se publicar uma pesquisa, nas revistas de grande alcance internacional.

Texto e foto Valquiria Garcia

Fotos: Carlos Frattini