Pró Reitoria de Pesquisa

Perguntas Frequentes

  • Como faço para concorrer à uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica (PIBIC / PIBITI)?
    O próprio estudante deverá procurar por um orientador/pesquisador da UNICAMP e discutir com ele um plano de pesquisa. No início do mês de Abril de cada ano a Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP, através do PIBIC, abre as inscrições para o processo seletivo de bolsas.
     

  • Como são atribuídas as bolsas?
    Após o período de inscrições, todos os projetos submetidos são avaliados por um Comitê Assessor. Os quesitos ALUNO, ORIENTADOR e PROJETO são avaliados e uma nota final é atribuída. Os mais bem avaliados são contemplados com as bolsas e os outros permanecem em uma lista de espera aguardando por desistências.
     

  • Qual é o período de vigência da bolsa?
    As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses. O início da vigência é 1º de agosto e o término em 31 de julho do ano seguinte.
    No PIBIC não existe renovações de bolsas, pois as indicações são feitas anualmente. Assim, caso tenha interesse em dar continuidade ao seu projeto com bolsa, uma nova inscrição deverá ser efetuada durante o período estabelecido.
     

  • Qual é a carga horária da Iniciação Científica/Tecnológica?
    Todo bolsista deve cumprir com o máximo empenho e interesse a programação estabelecida no projeto de pesquisa, com carga horária mínima de 12 horas semanais.
     

  • Qual é o valor da bolsa do PIBIC / PIBITI?
    O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
     

  • Quando é feito o pagamento da bolsa?
    A parcela será creditada na conta corrente informada pelo bolsista até o dia 10 do mês subsequente ao início da vigência da bolsa.
     

  • Os bolsistas do programa têm direito às férias?
    Não, pois a bolsa não é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não havendo, portanto, vínculo de trabalho com o CNPq/SAE ou com a universidade.
     

  • Não fui aprovado na 1ª Chamada. Continuo concorrendo às bolsas?
    Sim. Todos os inscritos permanecem em uma lista de espera aguardando por novas vagas, oriundas de desistências. Divulgamos novas chamadas ao longo de toda a quota vigente.
     

  • Quais são os impedimentos para o recebimento da bolsa PIBIC / PIBITI?
    Perda do vínculo com o curso de graduação, trancamento de matrícula, recebimento de outra bolsa de qualquer instituição ou órgão de fomento (exceto caráter social), curso/intercâmbio no exterior, vínculo empregatício, queda no desempenho acadêmico.
     

  • O PIBIC / PIBITI permite o acúmulo de bolsas? Quais?

    É vedado o acúmulo da bolsa PIBIC / PIBITI com bolsas de outros programas de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres.
    Exemplos: FAPESP, CAPES, Bolsa PAD (Unicamp).

    Apenas as bolsas que possuem caráter social (objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência) podem ser recebidas simultaneamente à bolsa PIBIC / PIBITI, visto que elas possuem finalidades distintas da Iniciação Científica.
    Exemplos: BAS, BAT (SAE/Unicamp). 
     

  • Como bolsista PIBIC / PIBITI posso exercer estágio?
    Tanto os estágios obrigatórios quanto os não obrigatórios poderão ser realizados pelos bolsistas desde que uma Declaração Conjunta atestando que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa, seja providenciada.  Para tal, a declaração deverá conter as assinaturas e carimbos e identificações de todos os envolvidos: instituição de ensino (coordenador de curso ou de estágio, quando couber), supervisor do estágio, orientador da pesquisa e aluno bolsista. A via original deverá ser entregue na secretaria do Programa (na Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP), no mesmo mês de início do estágio. Veja o modelo em Formulários.
     

  • O que acontece se o meu relatório não for aprovado?
    São concedidas duas chances de reformulação. Caso o comitê assessor não julgue como satisfatório, o cancelamento da bolsa será efetuado e o ressarcimento das parcelas referente ao período que compreende esse relatório será cobrado.
     

  • Como solicito o cancelamento de minha bolsa?
    Através de um formulário de desistência de bolsa. Basta preencher, assinar e entregar na secretaria do PIBIC ou encaminhar via e-mail. O cancelamento deve ser solicitado até o dia 10 do mês em questão.
     

  • Preciso de uma declaração que ateste a minha Iniciação junto ao PIBIC / PIBITI. Como devo fazer?
    Esse tipo de declaração é emitida na hora na secretaria do PIBIC/UNICAMP. Caso uma via eletrônica seja suficiente, nos solicite via e-mail informando seu nome completo, RA e ano que obteve a bolsa.
     

  • A participação no congresso de Iniciação Científica da UNICAMP é obrigatória?
    Sim. Todos os alunos que foram bolsistas devem apresentar os seus resultados, mesmo que parciais, no evento. Mediante justificativa é possível nomear um representante ou prorrogar o compromisso de apresentação para o ano seguinte quando o bolsista estiver ausente ou impossibilitado de participar. Nesses casos faz-se necessário o contato PRÉVIO com a secretaria do PIBIC.
     

  • Aonde se localiza o PIBIC/UNICAMP?
    A secretaria do PIBIC fica na Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP, no prédio da Reitoria I.

 

(Normas válidas para os Progamas PIBIC e PIBITI da UNICAMP)

Site desenvolvido por Chuva Inc.