Pró Reitoria de Pesquisa

Relatório Final

Todos os bolsistas deverão enviar o Relatório Final de Atividades, compreendendo o período de Fevereiro a Julho, na data definida no calendário, através do site do PIBIC.

Apenas os alunos que receberam até 2 meses de bolsa durante o referido período, estarão dispensados da entrega desse relatório.

A submissão será exclusivamente on-line, através da Área do Aluno (o sistema exigirá o CPF e senha).

Por ocasião da entrega, a Pró-Reitoria de Pesquisa enviará lembrete por e-mail aos bolsistas e orientadores.

Importante: A falta de entrega do Relatório Final de Atividades, dentro das normas e prazos do programa, bem como a sua reprovação, poderá implicar na suspensão imediata do pagamento da bolsa e até no ressarcimento das parcelas recebidas.

Orientações

  • Conteúdo:
    O Relatório Final de Atividades deverá conter um resumo dos resultados obtidos, compreendendo as atividades previstas no cronograma encaminhado originalmente com o Projeto de Pesquisa.
  • Formato do Relatório:
    O espaçamento entre parágrafos deverá ser simples e o tipo de fonte é de livre escolha.
    A análise do Relatório por parte do assessor é online, e por essa razão, a formatação escolhida deverá facilitar a visualização e leitura.
  • Formato do Arquivo:
    O Relatório deve estar no formato PDF.
  • Tamanho:
    Recomenda-se que o Relatório Final tenha no máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e anexos.

    Alunos de outras Instituições de Ensino Superior deverão anexar o Histórico Escolar no final do Relatório.

Após o recebimento do relatório e pareceres do orientador responsável, o mesmo será submetido à análise do Comitê Assessor. O parecer de avaliação será encaminhado posteriormente ao orientador para conhecimento ou providências cabíveis, caso necessárias.


Exemplo de Relatório:

  1. Identificação
    • Projeto
    • Bolsista / RA
    • Orientador
    • Local de execução
    • Vigência
  2. Introdução
  3. Materiais e Métodos
  4. Resultados
  5. Discussão / Conclusões
  6. Matéria encaminhada para publicação
  7. Bibliografia
  8. Perspectivas de continuidade ou desdobramento do trabalho
  9. Outras atividades de interesse universitário
  10. Apoio
  11. Agradecimentos
Site desenvolvido por Chuva Inc.