1. Toda solicitação deve comprovar o seu caráter complementar. Pedidos sem complementaridade são rejeitados ou adiados até que a mesma seja comprovada. Ver o item de  esclarecimentos de complementaridade.
  2. O FAEPEX só financia a compra de computadores de mesa ou portáteis na modalidade AUXÍLIO ÍNICIO DE CARREIRA ou em casos excepcionais que requerem justificativa.
  3. O FAEPEX não financia “coffee-breaks”, coquetéis, confraternizações ou assemelhados. Refeições poderão ser financiadas desde que sejam comprovadas por notas fiscais, segundo as regras de prestação de contas da FUNCAMP.
  4. O FAEPEX não financia prêmios em dinheiro.
  5. FAEPEX não fornece apoio para pagamento de pró-labore.
  6. Serviços de terceiros devem ser discriminados o máximo possível. 
  7. Na descrição de orçamentos com passagens, aéreas ou terrestres, sempre devem ser especificados, para cada viagem:  (a) o nome do beneficiário; (b) o trecho coberto; (c) o valor da(s) passagem(ns).
  8. Na descrição de orçamentos com hospedagem, alimentação, etc., deve-se especificar claramente o período coberto e o beneficiário.
  9. O FAEPEX não concede auxílio para viagens a congressos sem apresentação presencial de trabalho.
  10. O FAEPEX rejeita pedidos de auxílio a viagens sem antecedência mínima de 45 dias da data do início do evento. A comprovação do aceite dos trabalhos pelo evento pode ser enviada após esse prazo. O FAEPEX não garante financiamento caso a viagem aconteça antes do julgamento e aprovação do pedido.
  11. Alunos de GRADUAÇÃO poderão receber apenas auxílio para viagens NACIONAIS. Alunos de Pós-Graduação poderão receber auxílio para viagens NACIONAIS e INTERNACIONAIS.
  12. Ao receber um auxílio o docente assinará um termo de outorga, onde, entre outros, se comprometerá a dar parecer como assessor do FAEPEX, quando solicitado.
  13. Cada proposta deverá ser encaminhada por um docente da Unicamp, sendo dele a responsabilidade intransferível pelo recebimento dos recursos, prestação de contas junto à FUNCAMP e encaminhamento do relatório final ao FAEPEX
  14. O solicitante terá até 15 dias, a contar da data de informação enviada pelo FAEPEX referente a aprovação ou denegação do auxílio, para apresentar pedidos de reconsiderações de resposta via sistema FAEPEX. Em casos de revisão de valor aprovados, mas insuficientes, o solicitante, ainda com cota disponível, deverá apresentar o pedido justificado de reconsideração de valor antes de assinar o Termo de Outorga.
  15. Solicitantes contemplados com recursos FAEPEX terão 30 dias para assinar o Termo de Outorga a contar a data de informação de aprovação do auxílio.
  16. O FAEPEX não financia serviços prestados por pessoas físicas apenas jurídicas.
  17. Estão habilitados a solicitar auxílios FAEPEX conforme Deliberação CONSU-A-002/2012: docentes ativos com vínculo empregatício com a Unicamp; integrantes da Carreira PQ; professores e pesquisadores colaboradores voluntários.
  18. Docentes da Faculdade de Ciências Médicas devem consultar Normas Específicas da FCM.