Relatório Final

Todos os bolsistas PIBIC/PIBITI e voluntários que integram o programa PICV deverão enviar o Relatório Final de Atividades, compreendendo o período de Março a Agosto, na data definida no calendário, através do site do PIBIC.

Apenas os alunos que participaram do programa por até 2 meses durante o referido período, estarão dispensados da entrega desse relatório.

A submissão será exclusivamente on-line, através da Área do Aluno (o sistema exigirá o CPF e senha).

Por ocasião da entrega, a Pró-Reitoria de Pesquisa enviará lembrete por e-mail aos alunos e orientadores.

A falta de entrega do Relatório Final de Atividades, dentro das normas e prazos do programa, bem como a sua reprovação, poderá implicar no cancelamento integral da IC e devolução de parcelas, no caso dos bolsistas.

Orientações

  • Conteúdo: o Relatório Final de Atividades deverá conter um resumo dos resultados obtidos, compreendendo as atividades previstas no cronograma encaminhado originalmente com o Projeto de Pesquisa.
  • Formato do relatório: o espaçamento entre parágrafos deverá ser simples e o tipo de fonte é de livre escolha. A análise do relatório por parte do assessor é online, e por essa razão, a formatação escolhida deverá facilitar a visualização e leitura.
  • Formato do arquivo: o relatório deve estar no formato PDF.
  • Tamanho: recomenda-se que o Relatório Final tenha no máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e anexos.
  • Alunos de outras Instituições de Ensino Superior deverão anexar o Histórico Escolar no final do relatório.

Após o recebimento do relatório e pareceres do orientador responsável, o mesmo será submetido à análise do Comitê Assessor.

O parecer de avaliação será encaminhado posteriormente ao orientador para conhecimento ou providências cabíveis, caso necessárias.

Exemplo de Relatório

  1. Identificação
    → Projeto
    → Bolsista / RA
    → Orientador
    → Local de execução
    → Vigência
  2. Introdução
  3. Materiais e Métodos
  4. Resultados
  5. Discussão / Conclusões
  6. Matéria encaminhada para publicação (caso houver)
  7. Bibliografia
  8. Perspectivas de continuidade ou desdobramento do trabalho (opcional)
  9. Outras atividades de interesse universitário (caso houver)
  10. Apoio
  11. Agradecimentos (opcional)