A realização do nono Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP consolida a atividade de pesquisa entre os alunos do ensino de graduação em todas as grandes áreas do conhecimento.Tal atividade vem aumentando em qualidade e quantidade de forma sistemática, o que demonstra o crescente interesse despertado tanto no corpo discente quanto entre os professores. Os docentes cada vez mais valorizam a Iniciação Científica devido à maior capacitação para a pós-graduação que esta experiência proporciona aos estudantes envolvidos. Além disso, uma evidente conseqüência da Iniciação Científica é a melhor assimilação pelo alunado dos conteúdos disciplinares de graduação, independentemente de posterior ingresso na pós-graduação.

No que se refere especificamente ao Congresso, o número de participantes tem crescido continuamente nos últimos anos, refletindo o incremento da atividade de iniciação na Unicamp. No corrente ano, contamos com a exposição de cerca de 659 trabalhos científicos, com significativa presença de expositores beneficiários de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq, do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE/UNICAMP e da FAPESP e ainda a participação de inúmeros alunos de graduação que, mesmo sem bolsa, estarão apresentando seus trabalhos de pesquisa. Esta presença ilustra o interesse dos estudantes em prestigiar o evento, devido à sua ressonância no âmbito da Universidade e mesmo externamente a esta.

A realização anual do Congresso Interno de Iniciação Científica tem, historicamente, recebido entusiástico estímulo da Administração da Universidade, que nesta oportunidade agradece o apoio efetivo e a confiança depositada pelo CNPq no trabalho desenvolvido.

A tabela abaixo apresenta os números do processo seletivo do programa integrado de bolsas de Iniciação Científica, englobando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq e as bolsas pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE, neste ano de 2001.

Área

Demanda

Demanda Qualificada

Excelentes

Boas

Boas com Reservas

Concessões PIBIC/CNPq

Concessões SAE

Artes

28

25

9

8

8

12

9

Biomédicas

145

119

16

63

40

59

41

Exatas

164

135

16

92

27

67

47

Humanas

107

91

21

45

25

45

31

Tecnológicas

240

207

26

112

69

103

72

 

Todos os projetos estão sujeitos a um criterioso acompanhamento, mesmo após sua aprovação. Durante a vigência da bolsa, cada bolsista deve apresentar dois relatórios, que são analisados por seu orientador e pelos assessores do Comitê Assessor das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação, o que garante a qualidade e o cumprimento das metas propostas.

As Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação manifestam os agradecimentos aos orientadores e alunos que contribuem para a valorização do nome da UNICAMP no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Não poderiam deixar também de agradecer fortemente a cada um dos membros efetivos do Comitê Assessor das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação e aos assessores "ad-hoc" que participaram do processo de seleção de bolsistas, pelo precioso tempo dedicado às várias atividades que viabilizam o abrangente programa de iniciação científica de nossa Universidade. Da mesma forma, aproveitam o ensejo para externar seus agradecimentos ao Comitê Organizador deste IX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP.


Universidade Estadual de Campinas, setembro de 2001

Prof. Dr. Ivan Chambouleyron 
Pró-Reitor de Pesquisa

Prof. Dr. Angelo Cortelazzo
Pró-Reitor de Graduação