Comissão de Integridade em Pesquisa

A CIP é o órgão executivo da Política Institucional de Boas Práticas e Integridade em Pesquisa da Unicamp, instituída pela  Deliberação CONSU-A-049/2020, de 6 de outubro de 2020, com a finalidade de promover a cultura de integridade ética em pesquisa mediante ações educativas, de disseminação e de orientação acessíveis a todos os pesquisadores, atendendo aos princípios internacionais de acolhimento e averiguação de denúncias de má conduta e má prática científica.

Compete ainda à CIP o acolhimento, avaliação e encaminhamento de casos suspeitos de má-conduta ou má-prática em pesquisa científica realizada por servidores docentes e não docentes, alunos ou outras categorias envolvidas na realização de pesquisa científica na Unicamp.

A Comissão de Integridade em Pesquisa, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, é composta pelos seguintes membros (mandato 2022-2024) homologados pela Deliberação CCP 009/2022, representando as diferentes áreas do conhecimento:

Biológicas
Jacks Jorge Júnior (Presidente)FOPjacksjj@unicamp.br
Cláudia Regina CavaglieriFEFcavaglie@unicamp.br
Tecnológicas
Caroline Joy SteelFEAsteel@unicamp.br
Helena Teixeira GodoyFEAhelenatg@unicamp.br
Exatas
Susanne RathIQrath@unicamp.br
Sandro Guedes de OliveiraIFGWsguedes@unicamp.br
Humanas e Artes
Mario Luiz FrungilloIELmfrung@unicamp.br