Ponto de Apoio FAPESP

O Ponto de Apoio tem como função orientar bolsistas e pesquisadores sobre os procedimentos de submissão de propostas e utilização de recursos que envolvem a Fundação.

Informamos que a partir de 2024 o malote entre UNICAMP e FAPESP será suspenso. Em caso de necessidade, os documentos devem ser remetidos à FAPESP pelos Correios; ficando de responsabilidade do interessado o envio.

A benefício da comunidade científica, a FAPESP divulga em seu site toda a sistemática de análise para bolsas e auxílios à pesquisa, além das datas das reuniões colegiadas. A disponibilização das informações, acessíveis por meio dos links abaixo, visa permitir que os pesquisadores norteiem suas submissões de forma a otimizar o tempo de aguardo pelas decisões da FAPESP.

Como utilizar o cartão BB Pesquisa / Fapesp ?

Elaboramos um guia rápido resumindo as transações mais utilizadas. Pode consultar também o Manual de orientação da Fapesp.

Qual o limite de diárias internacionais na FAPESP?

Esclarecemos que é limitado a 10 diárias internacionais para pesquisadores e 7 para bolsistas, conforme Portaria PR n. 35/2020.

Posso participar de congresso sem apresentar trabalho, custeando as despesas com o BC?

A participação em Reunião Científica ou Tecnológica pressupõe a apresentação de trabalho científico ligado aos processos a que se vincula o Pesquisador Responsável ou Principal destinatário dos recursos. A participação em eventos sem a apresentação de trabalhos poderá ser apoiada apenas em circunstâncias excepcionais, devidamente justificadas no Relatório Científico e sujeitas a análise de mérito.

Posso utilizar RT para reforma de laboratório?

Sim. De acordo com as Normas para Uso dos Recursos de Reserva Técnica, seção 4.2.1, são itens financiáveis: “j) Reformas de laboratórios e outras despesas para infraestrutura de pesquisa, destinadas a apoiar diretamente o projeto que origina os recursos, exceto para PIPE.”

Quais os documentos e formulários necessários para submeter proposta à FAPESP?

As propostas deverão ser submetidas no SAGe (Sistema de Apoio à Gestão do Fomento) Para cada tipo de proposta será apresentado um determinado documento ou formulário.  A relação de todos os documentos encontra-se disponível na aba (DOCUMENTOS) na proposta.

Utilizei todos os recursos financeiros do meu projeto FAPESP, como devo preparar a prestação de contas?

Antes de utilizar os recursos verifique as Normas da FAPESP. A prestação de contas é realizada no sistema SAGe, sendo que para cada tipo de despesa será necessário a apresentação dos comprovantes conforme descrito nas normas. Dica: após a utilização do valor o preenchimento da prestação de contas já pode ser iniciado no sistema SAGe.

Quais tipos de bolsas podem ser concedidas como item orçamentário para cada modalidade de Auxílio?

Na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular são financiáveis Bolsas de Treinamento Técnico e Participação em Curso.

Na modalidade Projeto Temático são financiáveis Bolsa Jovem Pesquisador, Bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Jornalismo Científico, Ensino Público, Treinamento Técnico e Participação em Curso.

Na modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador são financiáveis Bolsas de Iniciação Científica, Doutorado Direto, Pós-Doutorado, Jornalismo Científico, Ensino Público, Treinamento Técnico e Participação em Curso.

Na modalidade CPE, de acordo com o edital da chamada, poderão ser solicitadas Bolsas de Pós-Doutorado, Doutorado, Doutorado Direto, Mestrado, Iniciação Científica e Treinamento Técnico.

Na modalidade CEPID, de acordo com o edital da chamada, poderão ser solicitadas Bolsas de Iniciação Científica, Capacitação Técnica, Jornalismo Científico, Aperfeiçoamento Pedagógico, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado.

Equipe:

Leandro Aparecido de Freitas

Fabiana Edwiges Agnelo

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Telefone / Whatsapp: (19) 3521-4742
E-mail: fapespap@unicamp.br
Endereço: Rua da Reitoria, 121 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Barão Geraldo – Campinas, SP