Oportunidades e Financiamentos

Chamada aberta para mobilidade de pesquisadores em tecnologia aplicada

Iniciativa da TecnioSpring Industry é destinada a pesquisadores brasileiros que queiram desenvolver pesquisa na Catalunha, Espanha (imagem: TecnioSpring/divulgação)

Agência FAPESP – O programa TecnioSpring Industry da Agència per la Competitivitat de l’Empresa (ACCIÓ) está com chamada aberta para pesquisadores brasileiros, com o intuito de fomentar a mobilidade de pesquisadores em tecnologia aplicada com experiência de pós-doutorado.

São oferecidas duas modalidades de bolsas. A primeira, chamada “Outgoing + return”, para desenvolver pesquisa no primeiro ano fora da Espanha e, no segundo ano, especificamente na Catalunha, Espanha. Na segunda modalidade, denominada “Incoming”, o bolsista desenvolverá pesquisa por dois anos em uma empresa ou centro Tecnio da Catalunha.

Um plano de desenvolvimento de carreira deverá ser estabelecido entre o orientador e o pesquisador. Além dos objetivos de pesquisa ou inovação, o plano abrange as necessidades de formação e carreira do pesquisador, incluindo formação em competências transferíveis, ensino, planejamento de publicações e participação em conferências.

Transferido diretamente para a organização anfitriã catalã, o subsídio financiará o salário, os custos de pesquisa, os custos de mobilidade e os custos de publicações em acesso aberto do pesquisador. O valor da bolsa é de €117 mil por pesquisador durante dois anos.

Os candidatos devem ter título de doutorado e dois anos adicionais de experiência em pesquisa em tempo integral, ou ter pelo menos seis anos de experiência de pesquisa equivalente em tempo integral, incluindo o período de treinamento em pesquisa.

A chamada também se destina a pesquisadores experientes que voltam após uma pausa na carreira. Considera-se que o pesquisador interrompeu a carreira quando esteve ausente da atividade de pesquisa por um período contínuo de pelo menos 12 meses nos 18 meses anteriores ao prazo para apresentação das propostas.

Os candidatos podem se inscrever até dia 16 de novembro de 2020, pelo site do programa.

Mais informações em: https://bit.ly/36lASgP.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.