Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Unidades, Centros e Núcleos devem encaminhar propostas à PRP até 8 de agosto.

Objetivo

A chamada tem o objetivo de conceder recursos financeiros não reembolsáveis para ICTs credenciadas junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) até 15/07/2022 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relativos ao desenvolvimento de aplicações (plataformas e/ou softwares ou sistemas computacionais) que apoiem a implementação de novos serviços potencializados pelas características das redes 5G privadas.

Define-se tecnologia 5G como a quinta geração de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis, com potencial de contribuir para geração de novos serviços de valor agregado associados à mobilidade. Os principais diferenciais dessa tecnologia são os de habilitar a conexão de dispositivos de forma massiva com o crescimento da comunicação entre máquinas (Internet das Coisas Massiva); elevar a taxa de transmissão permitindo envio e recebimento de conteúdos digitais mais complexos (banda larga móvel avançada); e baixa latência possibilitando aplicações em tempo real e uma conexão mais confiável (Internet das Coisas Crítica).

Linhas Temáticas:

  • Linhas Temática 1: Agro 4.0
  • Linhas Temática 2: Cidades Inteligentes
  • Linhas Temática 3: Indústria 4.0
  • Linhas Temática 4: Saúde 4.0

As informações a seguir não excluem a necessidade da leitura da íntegra do Edital.

 

Sobre as propostas a serem submetidas pela Unicamp à Finep

A Unicamp poderá participar da chamada submetendo à Finep apenas 1 única proposta no âmbito do Edital. Dessa forma, se recebidas mais de 1 proposta, a PRP realizará a seleção do projeto a ser submetido levando em conta os critérios de avaliação de mérito estabelecidos no edital.

A UCN Unicamp interessada em participar da chamada já deve estar previamente credenciada junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) em data até 15/07/2022.

O valor total solicitado à FINEP em cada proposta deverá enquadrar-se entre o valor mínimo de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e o valor máximo de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

Arranjo das propostas:

  • Proponente/Convenente: Funcamp (incluir 5% do valor total do subprojeto para pagamento de Custo de Administração da Funcamp);
  • ICT Executora: Unicamp.

A elaboração da proposta pela UCN poderá contar com o auxílio da Funcamp, sendo altamente recomendado o pedido de assessoria, em especial para os itens financeiros e de contrapartida exigidos.

 

Sobre o preenchimento e envio das propostas

As UCNs interessadas em participar da chamada deverão encaminhar propostas à PRP, atendendo às seguintes orientações:

  • Acessar o Formulário de Apresentação de Propostas – FAP e fazer o login. Caso o coordenador do projeto ainda não tenha acesso ao sistema, realizar o cadastro clicando em “Novo Registro”;
  • Selecionar a chamada “Desenvolvimento de Aplicações em Redes 5G Privadas”;
  • Preencher uma única proposta. NÃO ENVIAR;
  • Preenchida a proposta, exportar para “pdf”;
  • Encaminhar o arquivo “pdf” da proposta e documentos relacionados na aba “Anexos” do FAP-Finep, se necessário, para o e-mail  prpproj@unicamp.br até o dia 08/08/2022.

As propostas deverão ser enviadas diretamente pela diretoria da UCN. Propostas recebidas fora do prazo, sem a anuência da respectiva Diretoria, incompletas ou que não atendam aos requisitos do Edital serão desconsideradas.

As UCNs não poderão submeter propostas diretamente à Finep, sob risco de eliminação de todas as propostas a serem apresentadas pela Unicamp.

 

Edital e outros documentos
Desenvolvimento de Aplicações em Redes 5G Privadas

Dúvidas quanto à submissão
Funcamp: assessoriaprojetos@funcamp.unicamp.br
PRP: prpproj@unicamp.br

Ir para o topo