Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A chamada é destinada para graduados em engenharia ou áreas científicas correlatas como geologia, física ou química.

No âmbito de Acordo de Parceria firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a empresa portuguesa de refinação Petrogal Brasil S.A., foi lançada chamada para concessão de bolsas nas modalidades Fixação e Capacitação de Recursos Humanos/SET-H no país e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Junior/DEJ no exterior. Serão 10 bolsas para formação internacional de alta qualidade em áreas de interesse para a indústria de petróleo, gás e engenharias.

Cada candidato aprovado será beneficiário de duas bolsas de treinamento, uma SET-H para a realização da Etapa 1 e um DEJ para a Etapa 2, conforme cronograma disponível na chamada.

Dentre os pré-requisitos para a candidatura, estão: ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, e assegurada possibilidade de viajar para a Europa por um período mínimo de 2 meses; ter concluído a graduação em curso de nível superior, com aprovação de mérito, em engenharia ou áreas científicas correlatas como geologia, física ou química, até a data de submissão da proposta; e ter domínio da língua inglesa, comprovado mediante certificado de proficiência no idioma.

As áreas de interesse da indústria de óleo e gás consideradas nessa chamada. são: a) Engenharias e demais áreas tecnológicas; b) Ciências e Tecnologias de Informação; c) Petróleo, Gás e Carvão Mineral; d) Tecnologia Mineral; e) Biotecnologia; f) Nanotecnologia e Novas materiais; g) Tecnologia de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; h) Ciência do Mar; i) Novas Tecnologias de Energias Construtiva; j) Energias Renováveis; e k) Biodiversidade e Bioprospecção.

 A data limite para submissão das propostas é dia 25 de julho de 2021.

Veja aqui a chamada na íntegra.

Texto publicado originalmente em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/cnpq-e-petrogal-brasil-abrem-selecao-para-bolsas-no-pais-e-no-exterior

 

Ir para o topo