Agência FAPESP – A National Institute for Health Research (NIHR) e a UK Research and Innovation (UKRI), ambas do Reino Unido, com apoio do Fundo Newton, abriram chamada de pesquisa para respostas rápidas à COVID-19.

A iniciativa é direcionada a projetos de curto prazo que abordem e mitiguem os impactos à saúde, sociais, econômicos, culturais e ambientais do surto de COVID-19 em países de baixa e média renda.

A chamada possui as seguintes linhas temáticas: “Novas pesquisas ou inovações com uma trajetória de impacto em políticas ou práticas, com o potencial de fornecer uma contribuição significativa para o entendimento, resposta e recuperação da pandemia de COVID-19 no contexto do Brasil”; “Apoiar a fabricação e/ou adoção em larga escala de uma intervenção com potencial significativo de impacto nos países em desenvolvimento”; “Reunir dados e recursos críticos rapidamente para uso em repostas emergenciais ou mesmo como base para pesquisas futuras”.

As propostas serão avaliadas em fluxo contínuo. Os projetos selecionados devem ter início em até quatro semanas após a divulgação do resultado. As propostas devem ter duração de até 18 meses. As chamadas serão avaliadas em três rodadas.

As propostas poderão receber até £1 milhão. O valor solicitado deve ser coerente com os impactos pretendidos e cobrirá 100% dos custos econômicos para os pesquisadores principais de países de renda baixa e média.

Os projetos selecionados serão apoiados integralmente pela UKRI. Em alguns casos, a instituição brasileira poderá solicitar um adicional no valor máximo de até 20% de seus custos fixos para cobrir custos indiretos e de infraestrutura do projeto.

No Brasil, poderão participar pesquisadores vinculados a instituições brasileiras que passaram por processos de due diligence no passado e podem receber fomento diretamente dos conselhos de pesquisas britânicos. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) podem submeter propostas diretas, sem a necessidade de um parceiro britânico.

Os detalhes sobre as inscrições podem ser consultados pelo site do NIHR.

Mais informações em: https://bit.ly/3dwjRRg.