Oportunidades e Financiamentos

Programa capacita jovens pesquisadores em doenças infecciosas emergentes

Edital foi lançado pela rede Centers for Research in Emerging Infectious Diseases Network, dos Estados Unidos.

Agência FAPESP – A rede Centers for Research in Emerging Infectious Diseases (Creid) está com chamada aberta em um programa-piloto voltado à capacitação e ao treinamento de jovens pesquisadores em doenças infecciosas emergentes. A Creid é composta por dez centros de pesquisa vinculados ao National Institute of Allergy and Infectious Diseases, que integra os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.

O programa ajudará a desenvolver a capacidade de pesquisa de doenças infecciosas emergentes em todo o mundo por meio da realização de projetos de pesquisa científica.

Entre os tópicos de pesquisa estão: transmissão, emergência ou manutenção de patógenos em um ecossistema; patogênese; caracterização de antígenos virais; filogenética; diversidade viral; influências sociológicas ou comportamentais em doenças virais emergentes ou reemergentes; desenvolvimento de reagentes e ensaios de diagnóstico para melhorar a detecção de patógenos emergentes; e estudos destinados a detalhar as respostas imunes humanas a agentes infecciosos novos ou emergentes. Não são necessários dados preliminares.

A iniciativa é destinada a pesquisadores que estão no estágio inicial de suas carreiras, incluindo candidatos de países de renda baixa e média que estão prontos para liderar estudos de pesquisa, bolsistas de pós-doutorado e pesquisadores que se encaixam na definição de New Investigator do NIH e têm colaboração com um dos dez centros de pesquisa da Creid.

Os interessados podem se candidatar até 5 de dezembro, conforme detalhado na chamada.

Haverá um seminário on-line amanhã (20/10), às 11 horas, para quem quiser saber mais informações sobre o programa. Para participar do evento é necessário enviar e-mail para info@creid-network.org. O prazo para envio de dúvidas sobre o programa termina na próxima segunda-feira (24/10).

Mais informações: https://creid-network.org/pilot-program.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.