Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Agência FAPESP – Em parceria com a entidade internacional Global Alliance for Chronic Diseases (GACD), a FAPESP vai financiar projetos de pesquisas relacionados ao tema “Prevenção Primária e Secundária para Câncer”.

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em participar da chamada de propostas devem consultar a FAPESP a respeito de sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto. As consultas serão recebidas até 1º de abril de 2020.

A oportunidade está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo. As diretrizes encontram-se em www.fapesp.br/13670. O anúncio internacional da oportunidade está disponível em www.gacd.org/funding/calls-for-proposals/gacd-cancer-call.

Esta é a terceira vez que a FAPESP participa de uma chamada da GACD. Com sede em Londres, a associação reúne agências financiadoras de pesquisas em doenças crônicas não transmissíveis em diversos países. A aliança coordena e apoia atividades de pesquisa que enfoquem a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis em escala global – que respondem por cerca de 60% das mortes em todo o mundo, segundo a organização – especialmente em países de baixa ou média renda e com populações mais vulneráveis.

Na FAPESP, as propostas submetidas deverão seguir as normas e orientações da modalidade: Auxílio à Pesquisa – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas.

As propostas devem propor intervenções (baseadas em evidências) para prevenção primária e secundária de câncer dirigidas a populações em condições de vulnerabilidade – principalmente em países de baixa e média renda –, e com especial sensibilidade à questão de gênero.

O objetivo norteador do projeto deve ser o de ampliar a implementação dessas intervenções de forma acessível e equitativa, a fim de melhorar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer em situações da vida real.

No dia 17 de fevereiro, a FAPESP sediará evento para interessados em tirar dúvidas a respeito da chamada de propostas. Mais informações sobre o encontro estão disponíveis em www.fapesp.br/13886.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

Ir para o topo