Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A FAPESP receberá, até 23 de setembro de 2022, Propostas do Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP): Descoberta e Coleções.

1. Objetivo

Apoiar projetos em duas linhas distintas:

1. Projetos que abordem processos geradores e mantenedores da Biodiversidade – Linha BIOTA Descoberta, www.biota.org.br/biotadescoberta).

2. Projetos que ampliem e diversifiquem as coleções biológicas e fomentem a geração de conhecimento a partir dos acervos – Linha BIOTA Coleções, www.biota.org.br/biotacolecoes).

(a) As Coleções Biológicas contempladas neste edital são Herbários (incluindo coleções de plantas, algas, fungos, líquens, briófitas, pteridófitas, carpotecas, xilotecas e palinotecas), Coleções Zoológicas e Coleções de Cultura de Organismos (e.g. microrganismos, algas, fungos).

(b) Não se enquadram neste edital coleções de cultura de células ou de tecidos, bancos de DNA, nem coleções não registradas oficialmente por pelo menos 3 anos na respectiva instituição. A formação de redes de coleções que favoreçam o acesso e consulta será priorizada. As solicitações relacionadas à infraestrutura não serão financiadas nesta Chamada.

2. Recursos Disponíveis

O apoio financeiro total da FAPESP às propostas selecionadas nesta Chamada tem limite de R$ 25.000.000,00.

3. Data Limite

A data limite para a submissão de propostas é dia 23 de Setembro de 2022.

4. Submissão e Modalidades de Apoio

As propostas submetidas nesta chamada podem ser feitas nas seguintes modalidades:

I) Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático: www.fapesp.br/tematico

II) Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador: www.fapesp.br/jp

III) Auxílio à Pesquisa – Regular: https://fapesp.br/apr

A submissão deve ser feita pelo Pesquisador Responsável no sistema SAGe.

Veja mais detalhes aqui.

Ir para o topo