Oportunidades e Financiamentos

FAPESP/CONFAP/Horizon Europe

Pesquisadores de São Paulo podem submeter propostas para colaborarem como colíderes de projetos selecionados e apoiados pelo Horizon Europe.

A FAPESP abriu nova oportunidade para que pesquisadores paulistas pleiteiem a participação como copesquisadores responsáveis (Co-PI, do inglês Co-Principal Investigators) em propostas elaboradas em resposta a chamadas do Horizon Europe, a iniciativa de pesquisa científica da Comissão Europeia.

As chamadas de propostas do Horizon Europe podem ser encontradas em no site Funding & tender opportunities.

Cientistas vinculados a instituições de pesquisa e ensino superior do Estado de São Paulo poderão enviar propostas a qualquer momento, por meio do SAGe. A chamada, entretanto, exige que os proponentes realizem junto à FAPESP uma consulta de elegibilidade.

Para esta chamada, candidatos poderão submeter à FAPESP propostas de acordo com regras e condições de três modalidades de apoio FAPESP – Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático ou Jovem Pesquisador.

Somente serão aceitas propostas que deixarem claro que o Co-PI em São Paulo tem uma participação relevante no projeto de pesquisa completo submetido ao Horizon Europe e que liderará uma parte relevante do esforço de pesquisa, na condição de líder de pacotes de trabalho e/ou de tarefas, ou com participação fundamental na realização de atividades específicas descritas na proposta do Horizon Europe.

Para avaliar a proposta submetida, a FAPESP seguirá os procedimentos-padrão para análise e seleção de propostas de pesquisa de acordo com as normas da modalidade escolhida. A proposta, no entanto, será financiada pela FAPESP somente se também for aprovada pelo Horizon Europe.

Mais informações

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Imagem: Flickr – ILRI