Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Unidades, Centros e Núcleos devem encaminhar propostas até 06 de novembro

O Edital tem o objetivo de conceder recursos não reembolsáveis para apoiar projetos que promovam soluções aos gargalos científicos e tecnológicos enfrentados na estruturação e fortalecimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade brasileira, desenvolvendo essas soluções de modo a agregar e reter valor junto aos elos iniciais das cadeias produtivas, melhorando a qualidade de vida das populações atendidas.

A Seleção Pública visa apoiar iniciativas lideradas por ICTs brasileiras que atuem com o desenvolvimento de novas soluções para cadeias produtivas da bioeconomia, sejam elas científicas, tecnológicas, inovações em produtos, serviços, processos, modelos de negócio com base na biodiversidade brasileira e acesso a mercados.

As informações abaixo não excluem a necessidade da leitura da íntegra do Edital.

Objetivos da chamada

  • Fortalecer a bioeconomia brasileira para o desenvolvimento de soluções sustentáveis que possibilitem benefícios econômicos, sociais e ambientais, com a geração e disseminação de novos conhecimentos e tecnologias; 

  • Fomentar o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade brasileira com o desenvolvimento de novos bioprodutos, bioinsumos, biomateriais e serviços;

  • Implementar, ampliar e fortalecer ações para o uso sustentável e racional da biodiversidade brasileira; 

  • Fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) com foco na biodiversidade brasileira; 

  • Estimular arranjos de cooperação nacional para a estruturação e fortalecimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade brasileira e consequente desenvolvimento da bioeconomia; 

  • Fomentar a criação de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras a partir do uso sustentável da biodiversidade brasileira;

  • Aproveitar as vocações naturais dos territórios atendidos nos biomas brasileiros.

Sobre as propostas a serem submetidas pela Unicamp à Finep

A Unicamp poderá participar da chamada submetendo à Finep apenas 2 (duas) propostas. 

Cada proposta deverá comprovar a cooperação da UCN com pelo menos 1 (uma) comunidade local envolvida por meio de sua organização autogerida que a represente legalmente, com a apresentação obrigatória da Carta de Anuência Prévia, conforme Anexo 5 do edital. 

As propostas deverão também respeitar o limite mínimo de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e o limite máximo de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), por proposta. 

As UCNs não poderão submeter propostas diretamente à Finep, sob risco de eliminação de todas as propostas a serem apresentadas pela Unicamp.

Sobre as propostas

  • Proponente/Convenente: Funcamp (incluir 5% do valor total do subprojeto para pagamento de Custo de Administração da Funcamp)

  • Executor: Unicamp

A elaboração da proposta pela UCN poderá contar com o auxílio da Funcamp. 

Enfatizamos aos proponentes que revisem suas propostas com a Funcamp, com destaque para os itens financeiros e de contrapartida (cf. item 3.7 do edital) exigidos no Formulário de Apresentação de Propostas – FAP.

Para este auxílio, contatar assessoriaprojetos@funcamp.unicamp.br

Sobre o preenchimento e envio das propostas

As UCNs interessadas em participar da chamada poderão encaminhar propostas, atendendo às seguintes orientações:

  • Acessar o Formulário de Apresentação de Propostas – FAP e fazer o login (o coordenador deve realizar o cadastro em “realizar cadastro pessoal”, se não possuir) 

  • Selecionar a chamada “Bioeconomia

  • Preencher uma única proposta. NÃO ENVIAR;

  • Preenchida a proposta, exportar para “pdf”.

  • Encaminhar o arquivo “pdf” da proposta e documentos relacionados na aba “Anexos” do FAP-Finep, se necessário, para o e-mail  prpproj@unicamp.br até o dia 06/11/2022.

As propostas deverão ser enviadas com anuência da diretoria da UCN.

Propostas recebidas fora do prazo, sem a anuência da respectiva Diretoria, incompletas ou que não atendam aos requisitos do Edital serão desconsideradas.  

Edital e outros documentos

Edital Bioeconomia 

Dúvidas quanto à submissão

Funcamp: assessoriaprojetos@funcamp.unicamp.br

PRP: prpproj@unicamp.br

Ir para o topo