Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Um workshop organizado pela equipe da CBMAI, com a colaboração do Dr. Nelson Lima da Micoteca da Universidade do Minho-MUM (Portugal), foi realizado no CPQBA – Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (Paulínia, SP, Brasil), de 17 a 19 de agosto de 2022.

Os conteúdos abordaram os principais aspectos da curadoria dos Acervos de Culturas Microbianas e a qualidade dos serviços das coleções para aplicações agroindustriais, bioindustriais e médicas. Cinquenta participantes de diferentes regiões e estados brasileiros, dentre professores, alunos, técnicos e outros profissionais dedicaram 3 dias para discutir novidades e desafios em infraestrutura para preservação e exploração microbiana.

O evento foi uma excelente oportunidade para trocar valiosas experiências e ampliar o networking. Também foi importante para a identificação de novos serviços para a academia, pesquisa e desenvolvimento. Essas conquistas contribuirão para o aprimoramento da missão da CBMAI.

Os participantes avaliaram muito positivamente a iniciativa da CBMAI. Devido ao grande sucesso deste segundo workshop internacional, eles sugeriram que a equipe organize outras edições em um futuro próximo. Uma lista de espera de participantes para o próximo workshop já está em andamento, mostrando o interesse e a necessidade de capacitação nesta área.

O evento contou com o apoio do CPQBA/DRM, da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Quatro empresas também patrocinaram o workshop: Koppert, Bom Futuro, Santa Clara Agrociência e Andrios Assessoria, às quais os organizadores agradecem imensamente.

Organizadores, professores e alguns participantes do workshop durante o evento no CPQBA/CBMAI/UNICAMP, Campinas, Brasil.
Organizadores, professores e alguns participantes do workshop durante o evento no CPQBA/CBMAI/UNICAMP, Campinas, Brasil.

A equipe da CBMAI acredita que:

Os recursos microbianos podem ser utilizados em inúmeras atividades de pesquisa e processos industriais, oferecendo enormes oportunidades para desenvolver a tecnologia de um país. O conhecimento da biodiversidade e a bioprospecção de novos microrganismos tornaram-se focos principais da era biotecnológica. A demanda por material biológico em coleções reconhecidas tem crescido, principalmente devido aos seus serviços especializados com procedimentos de rotina, como testes de controle de qualidade e fornecimento de cepas autenticadas. As coleções que prestam serviços profissionais desempenham um papel importante na conservação, distribuição e identificação “ex situ” dos recursos genéticos, bem como na organização e disponibilização da informação associada às suas coleções. É uma atividade laboriosa, de grande responsabilidade e exige competência”.

17 de setembro: Dia Internacional do Microrganismo

Visite também:

https://linkedin.com/posts/is_mirri21_isabrmirri21-activity-696849425030…
https://twitter.com/MIRRI_live/status/1562737980649144321?s=20&t=O-j3Mbu…
https://cbmai.cpqba.unicamp.br/

Ir para o topo