Os projetos para o CAF 2023 deverão ser submetidos no período de 19 de setembro a 10 de outubro de 2022, exclusivamente por meio do formulário eletrônico acima, observadas as seguintes orientações:

Poderão atuar como orientadores os docentes ativos com vínculo empregatício com a Unicamp, além dos pesquisadores da carreira PQ e Professores/Pesquisadores Colaboradores Voluntários (somente docentes aposentados da Unicamp).

Os interessados poderão submeter um projeto de pesquisa ou um projeto em grupo (oficina):

  • Projeto de pesquisa: visa receber 3 ou 4 estudantes diariamente nos laboratórios, durante o período do programa, das 8h30 às 17h30, exceto às quartas-feiras para realizar um breve projeto de pesquisa.
  • Projeto de atividade em grupo (oficinas): o laboratório ou grupo de pesquisa recebe, aproximadamente, 45 alunos a cada quarta-feira, manhã ou tarde, durante o período do programa, para desenvolver atividades práticas e em grupo em Campinas.

Em qualquer dos formatos, sugere-se o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação como monitores.

Os projetos poderão ser submetidos por um grupo de docentes, tendo um como responsável, permitindo que os alunos participantes do programa possam ter acesso a diversos laboratórios, além de programação de atividades conjuntas.

Incentiva-se a participação de docentes orientadores de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM, propiciando assim a interação dos alunos participantes dos dois programas.

Seleção dos projetos

A seleção dos projetos será realizada pela Comissão Julgadora do CAF 2023, constituida por membros da PRP e docentes pertencentes às diversas áreas do conhecimento, levando em conta a adequação e o mérito das propostas.

Na análise comparativa das propostas recebidas, serão considerados os seguintes critérios: aderência do projeto aos objetivos do CAF; os conceitos teóricos envolvidos e a sua adaptação à proposta do programa; a exequibilidade da proposta (calendário, material utilizado etc.); e principalmente o interesse que o projeto possa despertar nos alunos do ensino médio.

O número de projetos a serem selecionados será definido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, considerando o número de alunos participantes e o período de realização do programa.

Apoio financeiro

A Pró-Reitoria de Pesquisa, através do FAEPEX, concederá aos orientadores um apoio financeiro no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) no caso dos projetos de pesquisa, e no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para as propostas de projetos em grupo (oficinas), exclusivamente na rubrica de Material de Consumo Nacional ou Prestação de Serviço.

Parte dos recursos destinados aos projetos contemplados poderão ser concedidos por meio de aditivo FAPESP, nos casos em que o docente ou pesquisador responsável tenha projeto de Auxílio Regular, Temático ou CEPID vigente, devendo os dados do projeto serem informados no ato da submissão da proposta.

Os recursos concedidos por aditivo FAPESP deverão obedecer as normas de uso definidas pela Agência de Fomento.

Os recursos disponibilizados deverão ser utilizados exclusivamente no CAF 2023, até 28/02/2023, para a compra de materiais de consumo e pagamento de serviços necessários ao desenvolvimento das atividades previstas nos projetos contemplados, bem como para o pagamento de monitores, que deverão ser alunos regularmente matriculados na Unicamp.

Para solicitar bolsa aos monitores, o orientador responsável deverá preencher um formulário específico para pagamento de bolsa FAEPEX, disponível no Espaço do Executor da FUNCAMP.