Todos os bolsistas e alunos voluntários do PIBIC-EM devem apresentar o Relatório Final de Atividades, compreendendo o período de março a agosto, na data definida no calendário.

Apenas os alunos que receberam até 2 meses de bolsa durante o referido período estão dispensados da entrega desse Relatório.

A submissão será exclusivamente on-line, na Área do Aluno.

O Relatório submetido somente será aceito pelo sistema, mediante a aprovação do seu respectivo orientador, na Área do Orientador. Recomendamos, enfaticamente, que o Relatório seja revisado pelo orientador antes da submissão.

No período da entrega, a Pró-Reitoria de Pesquisa enviará lembretes por e-mail aos bolsistas e orientadores.

Importante: A falta de entrega do Relatório Final de Atividades, dentro das normas e prazos do programa, bem como a sua reprovação, poderá implicar na suspensão imediata do pagamento da bolsa e até no ressarcimento das parcelas recebidas.

Formatação do arquivo

  • Conteúdo: o Relatório Final de Atividades deverá conter um resumo, introdução, parte experimental, resultado e discussão, conclusão, bibliografia e anexos (opcional). Nas conclusões, o bolsista / aluno voluntário deve, obrigatoriamente, fazer uma avaliação sucinta da importância que o Programa teve para a sua formação escolar.
  • Formato do Relatório: o espaçamento entre parágrafos deve ser duplo e o tipo de fonte é Arial (12 pt) ou Times New Roman (12 pt).
  • Formato do Arquivo: o Relatório deve estar no formato PDF.
  • Tamanho: recomenda-se que o Relatório Final tenha no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas, sem contar anexos.

Após a submissão, o Relatório será analisado pelo Comitê Assessor. O parecer de avaliação será encaminhado posteriormente ao orientador para conhecimento ou providências cabíveis, caso necessárias.