Todos os bolsistas deverão enviar o Relatório Final de Atividades, compreendendo o período de Março a Agosto, na data definida no calendário, através do site do PIBIC.

Apenas os alunos que receberam até 2 meses de bolsa durante o referido período estarão dispensados da entrega desse relatório.

A submissão será exclusivamente on-line, através da Área do Aluno (o sistema exigirá o CPF e senha).

Por ocasião da entrega, a Pró-Reitoria de Pesquisa enviará lembrete por e-mail aos bolsistas e orientadores.

A falta de entrega do Relatório Final de Atividades, dentro das normas e prazos do programa, bem como a sua reprovação, poderá implicar na suspensão imediata do pagamento da bolsa e até no ressarcimento das parcelas recebidas.

Orientações

  • Conteúdo: o Relatório Final de Atividades deverá conter um resumo dos resultados obtidos, compreendendo as atividades previstas no cronograma encaminhado originalmente com o Projeto de Pesquisa.
  • Formato do relatório: o espaçamento entre parágrafos deverá ser simples e o tipo de fonte é de livre escolha. A análise do relatório por parte do assessor é online, e por essa razão, a formatação escolhida deverá facilitar a visualização e leitura.
  • Formato do arquivo: o relatório deve estar no formato PDF.
  • Tamanho: recomenda-se que o Relatório Final tenha no máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e anexos.
  • Alunos de outras Instituições de Ensino Superior deverão anexar o Histórico Escolar no final do relatório.

Após o recebimento do relatório e pareceres do orientador responsável, o mesmo será submetido à análise do Comitê Assessor.

O parecer de avaliação será encaminhado posteriormente ao orientador para conhecimento ou providências cabíveis, caso necessárias.

Exemplo de Relatório

  1. Identificação
    → Projeto
    → Bolsista / RA
    → Orientador
    → Local de execução
    → Vigência
  2. Introdução
  3. Materiais e Métodos
  4. Resultados
  5. Discussão / Conclusões
  6. Matéria encaminhada para publicação
  7. Bibliografia
  8. Perspectivas de continuidade ou desdobramento do trabalho
  9. Outras atividades de interesse universitário
  10. Apoio
  11. Agradecimentos