A Cartilha de Direitos de Participantes de Pesquisa elaborada pela CONEP traz informações importantes sobre a proteção das pessoas que estão participando de uma pesquisa (Participantes de Pesquisa), ou seja, estão sendo pesquisadas. Caso você tenha sido convidado para participar de uma pesquisa, mas ainda não fez uma escolha, este material também pode ajudar a decidir se aceitará ou não o convite.

Você poderá entender melhor como acontecem as pesquisas com seres humanos no Brasil, saber quais os órgãos competentes trabalham para regular, normatizar, educar e proporcionar segurança e autonomia para as pessoas que, de alguma forma, estão participando, já participaram ou pretendem participar de uma pesquisa.

Cartilha de Direitos de Participantes de Pesquisa

Não se preocupe! Caso fique em dúvida sobre qualquer assunto, estão disponíveis ao final da cartilha alguns contatos importantes e um glossário.

Entendemos que quando estamos prestes a participar de alguma atividade que desconhecemos, neste caso uma pesquisa, podemos nos sentir apreensivos. É comum que surjam algumas perguntas:

  • Onde procurar ajuda?
  • Quais os riscos?
  • Como acontecerá essa pesquisa?
  • Será que é confiável?

Foram questionamentos como esses que inspiraram a criação da cartilha. Quando todas as informações são passadas previamente de forma clara, assim como os meios de se procurar ajuda, os sentimentos de insegurança são amenizados.

A cartilha foi desenvolvida pela CONEP especialmente para apoiar você que já se submeteu ou está analisando as possibilidades de participar de uma pesquisa e deseja saber tudo sobre seus direitos e garantias. Confira:

Caso tenha alguma dúvida ou precise de orientação, entre em contato com o CEP da Unicamp.